O Governo Federal irá assumir o Hospital das Clínicas Dr. Wilson Franco, localizado no bairro Silvio Botelho, zona Oeste de Boa Vista. O governador Antonio Denarium (PP) publicou vídeo sobre o assunto nas redes sociais nesta quarta-feira (20).
O Governo de Roraima realizará a transferência da gestão para a Universidade Federal de Roraima (UFRR). Dessa forma, a unidade passara a ser um Hospital Universitário.
Para a transformação, o Governo Federal está investindo R$ 100 milhões, por meio do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
Anteriormente, o Governo de Roraima já havia transferido a gestão administrativa do Hospital das Clínicas e do Pronto Atendimento Cosme e Silva para a Universidade Estadual de Roraima (Uerr).
O governador Antonio Denarium assinou o Decreto nº 32.288-E no dia 13 de maio de 2022. Conforme o documento, o Governo considerou “a importância de melhor gerir a saúde pública de acesso universal na zona Oeste do Estado de Roraima”.
A Secretaria de Saúde (Sesau) ficou responsável por dar o suporte necessário durante a transição, inclusive de pessoal. Ainda de acordo com o documento, os servidores lotados nos hospitais ficariam subordinados à Uerr.
Entretanto, até o final de agosto a Uerr ainda não tinha assumido a gestão das duas unidades. Desse modo, o Ministério Público de Roraima (MPRR) recomendou que a Universidade Estadual de Roraima (Uerr) tomasse providências.
O MPRR notificou o reitor Regys Freitas para que iniciasse o processo. Se necessário, com a contratação de servidores temporários e dispensa de licitação para eventual aquisição de bens e contratação de serviços.
O reitor recebeu o prazo de 30 dias para informar as providências tomadas ao órgão. Caso contrário, o MPRR adotaria medidas judiciais.
A reportagem procurou o Governo de Roraima e a Uerr e questionou sobre o motivo pelo qual a não houve a concretização da transferência. Além disso, perguntou quando ocorreu o cancelamento do processo e quais trâmites e investimentos já haviam sido feitos.
O Governo de Roraima e a Uerr não responderam a nenhum dos questionamentos. No entanto, o Estado afirmou que o novo modelo de gestão do Hospital Universitário Federal deverá contar com investimentos do Governo Federal e trará melhoria no atendimento da população roraimense, reforçando a estrutura hospitalar presente no Estado.
Com diferentes especialidades médicas presentes, o novo Hospital Universitário Federal será uma ferramenta importante para a criação de novas residências médicas do curso de medicina, ajudando a reter os profissionais em nosso Estado e na formação de acadêmicos de diferentes cursos na área de saúde, independente da faculdade na qual estudam, além de aumentar a capacidade de atendimento à população.
Os entendimentos para a criação do Hospital Universitário Federal estão avançados e novos detalhes serão divulgados em breve.
Fonte: Da Redação
De acordo com a Receita Federal, cerca de 220 mil contribuintes receberão R$ 558,8 milhões
Denunciante pede ajuda das autoridades para verificar situação
Suspeito tentou fugir para Bonfim. Prisão aconteceu nesta quinta-feira, 21
Crime ocorreu em 2019, quando a vítima estava sozinha com o tio. Ele ainda tentou…
Foram mais de 4 mil alvarás de construção emitidos, o que rendeu à capital como…
Paciente que procurou a reportagem disse que precisa fazer um procedimento, mas que exames estão…