Saúde

Governo retira insalubridade e servidora denuncia: ‘não é justo’

Uma funcionária do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III (Caps) do Governo do Estado denunciou à reportagem a retirada da insalubridade dos servidores.

O CAPS III faz parte da rede de atendimento da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

“A gente lida com usuário de álcool e drogas, a gente lida com presidiários e ex-presidiários. E tiraram toda a nossa insalubridade. Lidamos com pacientes internos, medicações, com riscos todos os dias. Tem dias que precisamos acionar a Polícia Militar”, explicou.

De acordo com a mulher, os funcionários não receberam nenhuma notificação da retirada do direito e que só perceberam com a publicação do contracheque.

Ela diz ainda que os servidores já são penalizados pela defasagem salarial. Então, a retirada da insalubridade é mais uma injustiça.

“A gente se sente perdido. Nós estamos nessa situação com vários usuários que a gente lida diariamente. Quem conhece o Caps, sabe que a gente cansa de tirar usuário em uso de droga. As nossas visitas que a gente faz em nível de ‘beiral’, buscas ativas. Até no CSE (Centro Socioeducativo). Não é justo, diante de um salário tão defasado e um PCCR (Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações) que não foi legal para os profissionais da saúde”, desabafou.

Outras denúncias

Anteriormente, o Roraima em tempo publicou outras denúncias relacionadas ao Caps III. Em novembro de 2021, por exemplo, uma família denunciou que o Centro não atendeu uma adolescente diagnosticada com autismo e retardo mental. Funcionários do local disseram que não havia atendimento desse tipo para a jovem.

Do mesmo modo, a paciente Maria do Carmo procurou a redação e fez uma denúncia. Antes de tudo, ela disse que não havia psiquiatra para atendê-la no Caps III. Apenas um clínico geral que renovava a receita. Conforme a paciente, ela já fazia tratamento no local há 12 anos.

Citada

A redação procurou o Governo do A Secretaria de Saúde informa que não retirou o adicional de insalubridade. de nenhum servidor da Pasta.

O que ocorreu foi devido o término de vigência dos laudos de insalubridade de alguns servidores.

Em face do pagamento só ser realizado mediante o laudo vigente, a Sesau informou aos servidores sobre a necessidade de preencher um novo questionário para solicitação de Adicional de Insalubridade, para que a Comissão de Avaliação de Insalubridade, Periculosidade e Penosidade, encaminhe um novo parecer/laudo para pagamento do adicional aos servidores.

Após a Sesau receber o requerimento com a solicitação do adicional feito pelos servidores encaminhará para providências junto a Segad, para que os servidores recebam o valor retroativo, de forma que não haja nenhum prejuízo financeiro para o funcionário público da Saúde.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

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