Saúde

Guajajara anuncia construção de dois hospitais para os Yanomami

A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, anunciou, nessa terça-feira (28), a criação de dois hospitais para os Yanomami. Conforme Guajajara, um deles será dentro do território indígena e um segundo será construído na capital de Roraima, Boa Vista. O Governo ainda não tem um cronograma para o início e o término das obras.

O povo Yanomami sofre com uma grave crise de saúde, com registros de desnutrição e malária. Desde janeiro, o território está sob estado de emergência.

“É um atendimento contínuo [à população Yanomami], permanente, de garantir atenção à saúde, de garantir essa logística para que essas equipes atendam dentro do território e que a gente possa construir agora, tanto um hospital dentro do território Yanomami, quanto um hospital em Boa Vista, para dar conta de dar apoio a esse hospital do município”, disse em conversa com a imprensa, antes de participar de evento com prefeitas, em Brasília.

No mês passado, o Governo Federal já havia construído um Hospital de Campanha em Roraima para atender a população Yanomami.

De acordo com o o boletim mais recente divulgado pelo Ministério da Saúde, em 20 de março, o Governo Federal atendeu mais de 4,2 mil indígenas que vivem na região.

Além disso, o governo também:

  • entregou um total de 15.307 de cestas básicas às comunidades Yanomami;
  • fez a avaliação nutricional de 66 crianças que apresentavam sinais de desnutrição; e
  • distribuiu 180.763 unidades de medicamentos para a malária.

Hospital da Criança

No dia 15 de fevereiro, o Ministério da Saúde divulgou que o Hospital da Criança Santo Antonio prestou 1.179 atendimentos a crianças Yanomami de 28 de janeiro a 14 de fevereiro.

Por outro lado, no último dia 20, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) criou o Gabinete de Crise Yanomami (GCY). O gabinete é composto por nove profissionais da Saúde. Sendo que sete são dos Hospital da Criança Santo Antonio (HCSA), enquanto dois são da Semsa.

Na semana passada, o prefeito Arthur Henrique esteve em Brasília em busca de apoio para mitigar os impactos da crise Yanomami, bem como da imigração no Hospital da Criança.

Anteriormente, ele já tinha recebido a ministra da saúde, Nísia Trindade, e, durante visita à unidade, ele demonstrou a necessidade do apoio do Governo Federal.

Fonte: Metrópoles

Rosi Martins

Recent Posts

Forças Armadas destroem 1ª pista de pouso usada por garimpo ilegal dentro da Terra Yanomami

Operação aconteceu na região de Surucucu. Além dessa pista, outras 44 já foram destruídas, entre…

34 minutos ago

Ministério Público emite recomendação às prefeituras de Baliza, Caroebe e São Luiz para coibir doações em período eleitoral

É vedada a distribuição de bens, valores ou serviços pela administração pública no ano da…

1 hora ago

Eleições 2024: confira os temas proibidos na propaganda eleitoral

Candidatos devem estar atentos aos tópicos vedados na propaganda

4 horas ago

Sine oferta 89 vagas de emprego para Roraima nesta sexta-feira; confira

Há cargos para candidatos com ou sem experiência registrada na carteira, além de vagas exclusivas…

5 horas ago

Tio é preso por estuprar a própria sobrinha no Cantá

Vítima relatou que a violência sexual acontecia pelo menos uma vez na semana enquanto sua…

17 horas ago