Foto: Ruben Bonilla Gonzalo/Getty Images
O Hospital Geral de Roraima (HGR) está há cinco dias sem fraldas para pacientes internados. A denúncia foi feita hoje (12) ao Roraima em Tempo.
Conforme o denunciante, servidor da unidade, os pacientes precisam ficar mais tempo com a mesma fralda. Por conta disso, os riscos de contrair bactérias, fungos e inflamações aumentam.
“Sem fralda, o paciente fica mais tempo sujo, aumentando, assim, o índice de inflamações. Quem tem condições compra, mas quem não tem dinheiro para isso fica sem”, contou.
A falta desse item afeta os pacientes intubados por complicações da Covid-19, cardiopatas, vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC), bem como pessoas debilitadas.
Além disso, o servidor também denunciou a falta de sala para expurgo na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Grande Trauma 2. Antes, no local, funcionava a área amarela do trauma.
“O banheiro que o paciente usa para tomar banho, escovar os dentes e lavar o rosto é usado como expurgo. Lá eles despejam secreções dos pacientes no vaso sanitário e lavam na pia”, detalhou.
A reportagem já mostrou um problema semelhante na UTI 4 da unidade. O sangue se acumulava em pias devido às falhas na tubulação.
Procurada, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) negou a falta de fraldas. Além disso, informou que a reforma do Pronto Atendimento contempla banheiro e sala de expurgo.
Fonte: Da Redação
Antes, o dinheiro recebido só podia ser aplicado na poupança
Evento acontece em 1º de maio, com provas de 5 km, 10 km, caminhada e…
A iniciativa envolveu entrega de flores, mudas de plantas e um convite para o autocuidado
Djavan André será o 12° padre diocesano ordenado no estado
Partida terá transmissão ao vivo às 20h, no canal da TV Imperial 6.1, emissora afiliada…
Instância vai articular políticas públicas, fortalecer a rede de atendimento e dar visibilidade às violações…