Servidores do Hospital Geral de Roraima (HGR) denunciaram ao Roraima em Tempo que um ar-condicionado entrou em curto-circuito ontem (8).
Além disso, os funcionários voltaram a citar a falta de remédios básicos na unidade. Segundo relatos, o HGR não tem dipirona, tilatil e diclofenaco.
Conforme a denunciante, um dos servidores passou mal, no entanto, o hospital não tinha remédio para socorrê-lo. Com isso, um dos médicos doou um medicamento de uso pessoal.
“Ele ficou gemendo e chorando de dor. A classe da enfermagem é a que mais sofre durante a pandemia. Estamos adoecendo, e nem remédio, consultas e exames com o devido especialista temos. Quem vai cuidar de quem está cuidando na linha de frente?”, questiona.
Ela conta ainda que a única opção é comprar os remédios, já que não há previsão de chegada dos medicamentos.
No mês passado, a falta de tilatil já era alvo de denúncias. À época o Governo de Roraima negou as acusações. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a pasta enviava remédios semanalmente aos hospitais.
Outro problema são as péssimas condições dos refrigeradores de ar. A servidora denunciou à reportagem que um ar-condicionado da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do bloco E entrou em curto-circuito e quase pegou fogo.
“O fedor foi horrível! O rapaz desligou lá fora porque não tinha controle para desligar”, disse.
Por outro lado, a Sesau afirmou que já enviou equipes para solucionar o problema no ar-condicionado. A empresa substituir o aparelho.
“O HGR começou a receber centrais de ar novas e, na medida em que mais equipamentos forem entregues pela empresa contratada, será realizada nova substituição”, destaca.
Contudo, sobre os medicamentos, a pasta disse que repõe os hospitais durante a semana. Na sexta-feira, para os plantões do fim de semana, seguem a prioridade de demanda conforme o fluxo de cada hospital.
Além disso, informou que o hospital vai receber dipirona para substituir o tilatil. De acordo com a pasta, o remédio tem “o mesmo efeito terapêutico, sem causar prejuízo ao tratamento”.
Por Redação
Decisão recebe críticas de entidade de direitos do consumidor
Caso aconteceu em 2023, em Pacaraima, após sofrer discriminação e abuso de autoridade em uma…
Próximo sorteio acontece neste sábado, 6
Atendimentos são das 7h30 às 13h30. Interessados também pode acessar o aplicativo do Sine em…
Vídeo mostra momento do acidente no cruzamento da Av. Ataíde Teive com a Av. Nossa…
Diego Pereira de Souza, de 26 anos, matou a própria companheira após uma crise de…