O Hospital Geral de Roraima (HGR) suspendeu a visita e a presença de acompanhantes de pacientes na Unidade. De acordo com o governo a razão é o aumento no número de casos da Covid-19 em Roraima.
Ainda conforme o Governo de Roraima, as decisões foram estabelecidas após uma reunião Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH).
Dessa forma fica assim estabelecido ainda que:
- Pacientes infectados pelo coronavírus vão ficar isolados dos outros para evitar contaminação;
- Estão suspensas todo o acesso de visitantes sociais a todos os pacientes, independente de local de internação. A medida também inclui as UTI’s, bem como o Pronto Atendimento Francisco Elesbão (PSFE);
- Os boletins médicos das UTI’s, assim como do PSFE serão retomados, com horários a ser definidos. Dessa forma, apenas um familiar poderá permanecer no local.
- O uso de máscaras é obrigatório em todos os locais da Unidade;
- O uso de máscaras de pano em ambiente hospitalar não é aconselhável. Se deve manter a preferência pela utilização das máscaras cirúrgicas;
Exceções previstas por lei
No entanto, conforme previsto por Lei, idosos e portadores de necessidades especiais, bem como em casos excepcionais definidos pela equipe, a presença do acompanhante vai ser possível.
Vale lembrar que o acompanhante tem que apresentar ainda, carteira de vacinação com o esquema vacinal completo contra a Covid-19. A troca de acompanhante vai ocorrer as nos horários de 8h às 9h e das 18h às 19h.
Do mesmo modo, vai existir regras:
- Nos Blocos A, B, E e F, o acesso de acompanhantes estará autorizado apenas em condições previstas por leis;
- No caso de acompanhantes com faixa etária de risco maior para a Covid ou com antecedentes de doenças crônicas a permissão vai ser negada;
- Fica permitido a disponibilização de apenas 1 pessoa por paciente;
- Acompanhantes deverão evitar contato direto com o paciente. Caso não haja outra alternativa, os mesmos deverão realizar a higiene das mãos sempre que tocar o paciente em questão.
- Assim, a equipe de saúde deverá solicitar a saída do acompanhante do quarto/enfermaria em caso de procedimentos geradores de aerossol;
Regras gerais à população sobre Covid-19
Por outro lado, se recomenda que a população, siga as medidas do Ministério da Saúde. Lavar as mãos com água e sabão; uso de álcool em gel; cobrir nariz e boca ao tossir ou espirrar; evitar tocar em locais que possam contaminar outras pessoas; evitar aglomerações; manter os ambientes bem ventilados; e não compartilhar objetos. Por fim, o distanciamento social nas enfermarias é outra recomendação.
Fonte: Da Redação