Homem com marcapasso saindo do peito tem TFD cancelado pela Sesau

Paciente está internado desde o dia 30 de agosto com infecção no local; cirurgia estava marcada para 5 de dezembro no Hospital Honpar, no Paraná

Homem com marcapasso saindo do peito tem TFD cancelado pela Sesau
Foto: Arquivo pessoal

A esposa de um homem identificado como Adonias Carvalho da Silva, de 49 anos, e que tem problemas no coração, denunciou à reportagem nesta quinta-feira (14) que o paciente teve o Tratamento Fora de Domicílio (TFD) cancelado.

Entenda

A mulher, que se chama Maria Francisca, relatou que o esposo foi internado no dia 30 de agosto no Hospital das Clínicas. Ele adquiriu uma infecção em razão do aparelho marcapasso e desde então, toma antibióticos. Mas, ele deveria realizar uma cirurgia no Hospital Honpar, no Paraná por meio do TFD.

“O aparelho chegou a furar o peito dele e está com um pedaço para fora. Ele foi internado no Hospital das Clínicas e passou mais de três meses só tomando medicação. Em outubro o médico solicitou o TFD e ele deveria viajar de UTI aérea. Quando foi em novembro, recebemos a notícia e confirmaram todos os papeis da viagem. Temos todos os papeis e disseram que íamos viajar no dia 4 de dezembro, e que a internação seria dia 5 na cidade de Arapongas. No entanto, no dia 1º [de dezembro] ele foi transferido para o Hospital Geral de Roraima (HGR). E por volta das 10h também recebemos a notícia que havia sido cancelado o TFD”, explicou Maria.

Família apreensiva

Agora, a família segue apreensiva pela saúde do homem. O seu quadro clínico é ‘delicado’. “A situação dele é muito difícil. Ele já tomou tanto antibiótico que as veias não estão aguentando o acesso. As veias estão estourando. Já colocaram até na virilha dele [o acesso do soro] mas ele não está aguentando e está a cada dia pior. São então meses de antibióticos e estou com medo de ele ter uma depressão.”, desabafou a esposa.

Em busca de respostas

Por outro lado, Maria foi em busca de respostas sobre o motivo do cancelamento do TFD do homem. porém, não há respostas.

“Fui na Secretaria de Saúde (Sesau). As pessoas mentem para a gente. Dizem que até o dia 20 de janeiro podemos ficar tranquilos que vai chegar marcapasso. Então, estão mentindo, pois a cirurgia do meu marido não é fácil e não tem como acontecer aqui. Além disso, ele vai fazer uma cirurgia de peito aberto, ou seja, tem que trocar o marcapasso, e a infecção está muito forte. Cancelaram a cirurgia e não me explicaram”, disse Maria.

Por fim, Maria disse que busca por ajuda e que vai entrar na Justiça. “Preciso de ajuda e quero entrar na Justiça. O Adonias gosta tanto de ajudar os outros e até mesmo nos dias de tristeza ele faz as pessoas sorrirem, no entanto, parece que não estão vendo ele como um ser humano”.

Citada

Em nota, a Sesau afirmou que o paciente Adonias Carvalho da Silva segue recebendo cuidados médicos da cardiologia do HGR.

Disse ainda que o cancelamento do TFD ocorreu após exames constatarem no paciente a existência de uma endocardite, o que impossibilita a realização da viagem.

Por fim, explicou que Coordenadoria Geral de Assistência Especializada da Sesau está providenciando a substituição do marca-passo para realizar o procedimento cirúrgico no HGR.

Fonte: Da Redação

1
0
Would love your thoughts, please comment.x