
Familiares de um paciente com problema no coração e internado há mais de dois meses no Hospital Geral de Roraima (HGR), denunciaram a demora na realização de cirurgia para colocação de uma ponte de safena no homem.
De acordo com o irmão do paciente, Joaquim Oliveira, o homem – que preferiu não ser identificado – deu entrada na unidade no dia 17 de dezembro do ano passado por conta de um infarto. Ele passou pelo procedimento de cateterismo que apontou necessidade de uma cirurgia. Acontece que desde então, não há qualquer informação sobre quando vai ocorrer a cirurgia no coração.
“Desde esse dia, de lá pra cá que ele aguarda pela cirurgia. E, o que não se tem é informação sobre datas ou previsão e nem se tem equipe autorizada pela Sesau. Aí, ele fica lá, com riscos de pegar uma infecção hospitalar, ou até mesmo ter um outro infarto”, explicou Joaquim.
Desespero
Ainda, conforme o irmão do paciente, a demora resulta em sensação de desespero. “Chega ao ponto de entrar em desespero né. Imaginem só, ele ali no leito há mais de dois meses, sem nenhuma definição, então, isso pode até prejudicar mais ainda a questão do problema de coração, já que ele fica apreensivo, ansioso e até irritado”, disse Joaquim.
Do mesmo modo, a família cobra respostas da Secretaria de Saúde. “Depende da Sesau. Ele corre risco de morrer, pois se tiver outro infarto? Ele precisa dessa cirurgia”, desabafou.
Citado
A reportagem entrou em contato com a Sesau para esclarecimentos sobre o caso mas não teve retorno.
Fonte: Rádio 93FM