Hospital da Criança realiza mutirão de cirurgia de lábio leporino

Prefeitura vai oferecer toda a estrutura e suporte e a ONG Smile Train vai disponibilizar a equipe especializada

Hospital da Criança realiza mutirão de cirurgia de lábio leporino
Anúncio ocorreu durante inauguração do Núcleo de Reabilitação da Criança Portadora de Fissura Labiopalatina – Foto: Divulgação/PMBV

O Hospital da Criança Santo Antonio (HCSA) vai realizar o terceiro mutirão de cirurgia de lábios leporinos nos dias 9, 10 e 11 deste mês.

O anúncio foi feito pelo prefeito Arthur Henrique durante entrega do Núcleo de Reabilitação da Criança Portadora de Fissura Labiopalatina (Narfis), na manhã desta quarta-feira (8).

Conforme a Prefeitura, o mutirão vai atender 13 crianças. O Executivo Municipal vai oferecer toda estrutura e suporte necessários para a realização das cirurgias. Por outro lado, a ONG Smile Train vai disponibilizar a equipe especializada.

“Nós, como Capital da Primeira Infância, não poderíamos deixar de ter esse olhar diferenciado”, destacou o prefeito Arthur Henrique.

Ele ressaltou ainda que por se tratar de uma cirurgia delicada a recuperação é longa, por isso envolve diversos profissionais do HCSA.

“É um trabalho com vários especialistas, dentre eles fonoaudiólogos, nutricionistas, assistentes sociais, psicólogos. O acompanhamento vai até quase a fase adulta. O retorno das cirurgias é importante porque estávamos parados desde o início da pandemia. Agora que os números estão mais sob controle, estamos retornando. É um momento muito aguardado”, disse.

A parceria teve início em 2019, na gestão da ex-prefeita Teresa Surita. Devido à pandemia da covid-19, os trabalhos foram suspensos, sendo retomados agora. De lá para cá, 26 crianças passaram pela cirurgia.

“Hoje meu coração está em festa, porque foi uma caminhada de dois anos desde 2019, quando pisei aqui pela primeira vez e já fiquei impressionada com toda estrutura do Hospital Santo Antônio. A Prefeitura abraçou a nossa causa e só tenho a agradecer em nome da Smile, das famílias, dos pacientes”, declarou a diretora de área da América do Sul pela Smile Train, Mariane Manfredini Goes.

Treinamento

Agora, a equipe do HCSA está sendo treinada para que futuramente os cirurgiões operem sozinhos. Conforme a Prefeitura, as tratativas para essas parcerias iniciaram em 2019, sendo que equipes de fora vieram até o Hospital da Criança para avaliar os cenários.

“Essa parceria veio trazer sorrisos, para nossos filhos, para nós pais. Estamos muito felizes. Só temos a agradecer isso tudo e a todas as pessoas envolvidas. Nosso núcleo tem potencial para ser referência no Brasil. Somos gratos a essa parceria porque tem dado muito resultado. As crianças que fazem terapia com fonoaudiólogo estão tendo um resultado maravilhoso, melhorando a fala e o desempenho a cada dia. Essa parceria foi a melhor coisa que aconteceu, porque se não fosse por ela, muitos de nós não teríamos condições de ter novos sorrisos”, garantiu a presidente da Amazonfir, Solange Peixoto.

Núcleo de Reabilitação

A Prefeitura também entregou o Núcleo de Reabilitação da Criança Portadora de Fissura Labiopalatina (Narfis). Nesse sentido, ele vai funcionar no Hospital da Criança. A iniciativa é uma parceria entre a gestão municipal, a ONG Smile Train e a Associação Norte Amazônica de apoio à Pessoa com Fissura Labiopalatina de Roraima (AmazonFir).

“A prefeitura fez uma parceria com a Smile Train, em que eles trazem profissionais de alto nível, capacitados, para formar nossa equipe aqui em Boa Vista. Então além de realizarem as cirurgias no momento em que eles estão aqui, eles também capacitam a nossa equipe. Além da formação a ONG entra com alguns equipamentos, alguns materiais, que são específicos e apoiam no acompanhamento dessas crianças que passam pela cirurgia”, explicou o prefeito

Fonte: Da Redação

0
Would love your thoughts, please comment.x