Instituto de Prevenção ligado ao Hospital de Amor de Barretos atua há três meses no diagnóstico de câncer em RR

De acordo com especialistas, com o diagnóstico precoce paciente tem mais chance de cura

Instituto de Prevenção ligado ao Hospital de Amor de Barretos atua há três meses no diagnóstico de câncer em RR
Instituto de Prevenção em Roraima – Foto: Samantha Rufino/Arquivo Roraima em Tempo

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima 16.590 novos casos de câncer de colo de útero no Brasil para cada ano do triênio de 2020-2022. Em casos de câncer de mama, só em 2020 a estimativa foi de 66.280 casos.

Em Roraima, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) aponta que os dois tipos de câncer estão entre os cinco mais comuns no estado.

O Hospital de Amor atua em Roraima desde junho deste ano na prevenção dessas duas doenças. A instituição é ligada ao Hospital de Barretos, em São Paulo.

A unidade realiza exames preventivos de mamografia e papanicolau no estado. Desde o início do funcionamento, 2.500 pessoas já realizaram o exame de mamografia.

A enfermeira Vitória Lana, que faz parte da equipe do hospital, explica que a principal função da unidade é diagnosticar os pacientes.

“Nosso objetivo é o rastreamento e o diagnóstico precoce. Todo mundo pensa que é um hospital de tratamento, mas não fazemos o tratamento e sim a prevenção. A prevenção é importante, principalmente em casos de câncer por conta da incidência de cura quando se tem o diagnóstico precocemente”, explica.

A partir da realização dos exames, a unidade segue os protocolos até o fechamento do diagnóstico. Em seguida, em caso de confirmação da doença, o hospital envia para a  Unidade de Alta Complexidade em Oncologia de Roraima (Unacon-RR), responsável por fazer o tratamento.

“Os exames são enviados para Barretos. Algumas mamografias são laudadas por lá também. Ou seja, toda a análise do material é realizada em Barretos e eles mandam o resultado do exame para Boa Vista. Dando exame alterado, encaminhamos para a Unacon”, pontua.

Tratamento de câncer em Roraima

No total, a Unacon atendeu 38.555 pacientes com câncer só em 2021, enquanto em 2020 foram 76.284. De acordo com a Sesau, dos pacientes, 200 estão fazendo quimioterapia.

Contudo, caso o paciente precise passar por radioterapia, é necessário pedir o Tratamento Fora de Domicílio (TFD) e se deslocar a outros estados.

Desse modo, o total de 57 pacientes com câncer ainda aguardam pela liberação do serviço, enquanto somente outros três foram contemplados.

Atendimento no Hospital de Amor

Diferente de outras unidades, para realizar os exames não é preciso de encaminhamento médico, basta seguir alguns requisitos. No caso de mamografias, é necessário ter entre 50 e 69 anos,enquanto para o papanicolau a idade é de 25 a 64 anos.

“Nosso tempo médio de espera para atendimento é de sete dias. Só é comparecer na unidade com RG, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS para agendar o exame. Você também pode agendar para outras pessoas, basta apresentar a documentação”, explica Vitória Lana.

A princípio, a unidade oferta somente estes dois exames. Porém, posteriormente, deve iniciar os atendimentos para exames preventivos de câncer de boca, de pele e do sistema digestivo.

O Hospital de Amor atende de segunda a quinta-feira, das 7h às 18h e na sexta-feira das 7h às 17h. A instituição fica localizada na Avenida Via das Flores, bairro Buritis, na zona Oeste Boa Vista.

Para esclarecer outras dúvidas a população deve entrar em contato com o instituto através do telefone: (95) 3621-5000.

Doações

Apesar de receber 30% de verbas do Sistema Único de Saúde (SUS), a entidade opera principalmente por meio de doações, seja de empresas parceiras ou pessoas físicas.

Por isso, quem desejar se tornar um doador pode acessar o site da instituição e contribuir com a quantia desejada.

Por Samantha Rufino

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x