Idoso aguarda há mais de 10 meses para marcar cirurgia no Coronel Mota

Filho do idoso relata que quando chamam ele para consulta, os exames estão vencidos, por conta da demora

Idoso aguarda há mais de 10 meses para marcar cirurgia no Coronel Mota
Fachada da Clínica Coronel Mota/ Foto: Ascom/Sesau

Familiares de José Valter da Silva Ribeiro, de 74 anos, denunciaram nesta segunda-feira (20) sobre a demora de mais de 10 meses para marcar uma cirurgia na Clínica Médica Especializada Coronel Mota.

O idoso sofreu um acidente de motocicleta em agosto do ano passado e precisou receber atendimento no Hospital Geral de Roraima (HGR), onde, a princípio, fez um pequeno procedimento.

“Ele foi no HGR, fez todos os exames e disseram que não era cirurgia emergencial. O médico colocou a ferida exposta para dentro dele e depois fecharam, não fizeram mais nada. Desde então ele está na fila de cirurgia, isso há quase um ano. Do acidente até hoje, ele sofre com dor na região que rasgou”, contou o filho do paciente, Jessé Vargas Ribeiro.

Meses após o acidente, o idoso ainda tenta agendar a cirurgia que, para ele, é a esperança de voltar a fazer suas atividades sem sentir dor. Até então, já foram mais de três tentativas.

“Sobre a cirurgia, ele já foi no Coronel Mota mais de três vezes. Eles falam para fazer exame, ele faz e leva, aí na hora não marcam a cirurgia. Teve algumas vezes que eles chamaram e quando ele entregou os exames, estavam vencidos, aí teve que fazer tudo de novo. É só promessa, nunca fazem essa cirurgia”, destacou o homem.

A família de José relata que o idoso era ativo antes do acidente e que contribuiu a vida toda. Mas agora que precisa, não tem retorno. Para eles, o sentimento é de impotência.

“Já vai fazer um ano nessa situação. Ficamos impotentes, dependendo da ação do poder público, que infelizmente não está cumprindo o papel dele”, concluiu o filho do paciente.

Citada

Procurada, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) disse ao Roraima em Tempo que o paciente deve se dirigir ao Núcleo Interno de Regulação do HGR com a Carteira de Identidade e Cartão do SUS, para que sejam adotadas as providências necessárias para a marcação do procedimento cirúrgico.

Fonte: Da Redação

Veja também

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fabiano Silva

Eu estou aguardando cirurgia de Hérnia Umbilical a quase 3 anos, e agora recentemente estão fazendo um mutirão pra cirurgias, fiz novamente todos os exames particulares para não perder esse mutirão e já tem mais de 30 dias que entreguei os exames e fui liberado pra cirurgia pelo anestesista e nada de me chamarem.

1
0
Would love your thoughts, please comment.x