Inscrições para segunda etapa do Revalida 2025 começam em 9 de junho

Provas de habilidades clínicas serão aplicadas em 19 e 20 de julho

Inscrições para segunda etapa do Revalida 2025 começam em 9 de junho
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O período de inscrições para a segunda etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) de 2025 será de 9 a 13 de junho.

O prazo foi definido pelo edital divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), nesta segunda-feira (19).

As prova de habilidades clínicas compõem a segunda etapa do Revalida.

Inscrições

Para participar, é necessária a aprovação na primeira etapa do exame, que contempla as provas objetiva e discursiva. Este ano, a primeira etapa do exame foi no dia 23 de março, com a participação de 93,63% dos 17.778 inscritos.

Os aprovados nas primeiras fases das duas edições do Revalida em 2024, mas que foram reprovados na segunda etapa, também podem participar.

No momento da inscrição, por meio do Sistema Revalida, o candidato deverá então escolher a cidade onde fará a prova e poderá. Se necessário, ele também poderá solicitar atendimento especializado, assim como tratamento pelo nome social.

As informações sobre as cidades de aplicação da segunda etapa do Revalida 2025/1, bem como a quantidade de vagas disponíveis, estarão disponíveis no Sistema Revalida, no ato da inscrição.

Provas

As provas de habilidades clínicas ocorrerão em 19 e 20 de julho.

O processo de revalidação de diplomas médicos estrangeiros verifica a aquisição de conhecimentos, habilidades e competências necessários ao exercício profissional, conforme os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), em nível equivalente ao exigido nas Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em medicina no Brasil.

Nos dois dias de provas, os participantes deverão percorrer um conjunto de dez estações. Desse modo, serão apresentados situações-problema e casos para os profissionais formados no exterior realizarem tarefas específicas.

A avaliação abrange as cinco grandes áreas de exercício profissional: clínica médica; cirurgia geral; pediatria; ginecologia e obstetrícia; medicina da família e comunidade (saúde coletiva).

Diploma

O Revalida avalia profissionais brasileiros, bem como estrangeiros formados em medicina fora do Brasil que querem exercer a profissão em território nacional. Assim, o exame garante a qualidade do atendimento médico prestado no país.

Composto por duas etapas, o exame subsidia o processo de revalidação do diploma de graduação em medicina expedido no exterior.

As referências são os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, nas normativas associadas, assim como na legislação profissional.

Em caso de aprovação na segunda etapa do Revalida 2025/1, o participante deverá apresentar à universidade parceira revalidadora do diploma a documentação exigida pela instituição de ensino superior.

Fonte: Agência Brasil

0
Would love your thoughts, please comment.x