Internado há seis meses no HGR, homem com sangramento nas costas precisa de TFD e família reclama de demora

Esposa do paciente já havia denunciado a demora para encontrar a causa do sangramento, agora pede agilidade para conseguir laudo médico para o TFD

Internado há seis meses no HGR, homem com sangramento nas costas precisa de TFD e família reclama de demora
Foto: Arquivo Pessoal

Há seis meses internado no Hospital Geral de Roraima (HGR), Niemetz Franchi, de 58 anos, aguarda por Tratamento Fora de Domicílio (TFD). O problema, que antes era só a demora para fechar o diagnóstico, se transformou em algo ainda maior.

Franchi sofreu um acidente de motocicleta em 2013, mas somente em 2021 ele começou a sentir sequelas. Desde então, ele já passou por mais de oito procedimentos cirúrgicos. O problema, contudo, começou a evoluir e surgiu um ferimento nas costas do paciente.

A família dele relatou que o ferimento sangra ininterruptamente e, antes, os médicos não sabiam dizer o motivo. Agora, descoberto o porquê da situação, ele foi informado de que precisará de outra cirurgia, que não pode ser feita em Roraima. Por isso, Niemetz precisa de um TFD.

“O sangramento é de uma veia e para fazer essa cirurgia precisa ir para outro estado. O procedimento é muito delicado e não tem os recursos necessários para ir para fora. E até agora não foi fechado o laudo para pedir o TFD [Tratamento Fora do Domicílio]”, relatou a esposa do paciente, Walquiria Amorim.

Ainda sem conseguir um laudo, Franchi continua a perder sangue no HGR e, de acordo com a família, ele está cada vez mais debilitado.

“Ontem ele tomou uma bolsa de sangue, hoje outra bolsa de sangue, porque ele continuou perdendo sangue. Só falam que ele está estável. Ele já está há seis meses lá no hospital. Passou praticamente seis meses para descobrir o que ele tinha e agora mais essa demora”, disse Walquiria.

O que diz o Governo

O jornalismo da Rádio 93 FM entrou em contato com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Por meio de nota, a Sesau disse que “o paciente segue sendo acompanhado pelo HGR, por meio das equipes de cirurgia vascular, ortopedia e infectologia, realizando exames, e que todo o processo ocorre de acordo com os protocolos médicos estabelecidos para sua condição de saúde”. Disse ainda, que o paciente está internado na UTI.

Fonte: Rádio 93 FM

Veja também

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x