Saúde

Internado há seis meses no HGR, homem com sangramento nas costas precisa de TFD e família reclama de demora

Há seis meses internado no Hospital Geral de Roraima (HGR), Niemetz Franchi, de 58 anos, aguarda por Tratamento Fora de Domicílio (TFD). O problema, que antes era só a demora para fechar o diagnóstico, se transformou em algo ainda maior.

Franchi sofreu um acidente de motocicleta em 2013, mas somente em 2021 ele começou a sentir sequelas. Desde então, ele já passou por mais de oito procedimentos cirúrgicos. O problema, contudo, começou a evoluir e surgiu um ferimento nas costas do paciente.

A família dele relatou que o ferimento sangra ininterruptamente e, antes, os médicos não sabiam dizer o motivo. Agora, descoberto o porquê da situação, ele foi informado de que precisará de outra cirurgia, que não pode ser feita em Roraima. Por isso, Niemetz precisa de um TFD.

“O sangramento é de uma veia e para fazer essa cirurgia precisa ir para outro estado. O procedimento é muito delicado e não tem os recursos necessários para ir para fora. E até agora não foi fechado o laudo para pedir o TFD [Tratamento Fora do Domicílio]”, relatou a esposa do paciente, Walquiria Amorim.

Ainda sem conseguir um laudo, Franchi continua a perder sangue no HGR e, de acordo com a família, ele está cada vez mais debilitado.

“Ontem ele tomou uma bolsa de sangue, hoje outra bolsa de sangue, porque ele continuou perdendo sangue. Só falam que ele está estável. Ele já está há seis meses lá no hospital. Passou praticamente seis meses para descobrir o que ele tinha e agora mais essa demora”, disse Walquiria.

O que diz o Governo

O jornalismo da Rádio 93 FM entrou em contato com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Por meio de nota, a Sesau disse que “o paciente segue sendo acompanhado pelo HGR, por meio das equipes de cirurgia vascular, ortopedia e infectologia, realizando exames, e que todo o processo ocorre de acordo com os protocolos médicos estabelecidos para sua condição de saúde”. Disse ainda, que o paciente está internado na UTI.

Fonte: Rádio 93 FM

Ian Vitor Freitas

Recent Posts

Brasil tem melhor renda, menor pobreza e desigualdade desde 1995

Ipea aponta avanço após crises e retomada do trabalho e da assistência

3 horas ago

Trecho da Avenida Carlos Pereira de Melo é interditado para obra de faixa elevada

Serviço vai ocorrer entre 8 e 22 de dezembro

4 horas ago

Justiça de Roraima obriga Governo a nomear 490 aprovados no concurso da Educação

Decisão é resultado de uma Ação Civil Pública apresentada pela Defensoria Pública de Roraima

5 horas ago

Estudo aponta irregularidade em 37% dos processos de mineração no país

De 257.591 processos, 95.740 apresentam alguma inconsistência

6 horas ago

Documentário destaca produção de queijo artesanal em Roraima

Filme apresenta histórias sobre o trabalho desenvolvido por duas famílias do Estado e os desafios…

8 horas ago

Tour Natalino leva membros do Conselho Municipal de Turismo aos pontos decorados de Boa Vista

Ação buscou fortalecer o diálogo sobre turismo, ocupação urbana e o impacto econômico gerado pela…

8 horas ago