Saúde

Jovem aguarda por remoção de três cistos no HGR há cinco dias

Uma jovem, de 18 anos, aguarda há cinco dias pela remoção de três cistos no Hospital Geral de Roraima (HGR). Familiares denunciaram a situação ao Roraima em Tempo nesta segunda-feira (20). 

De acordo com o pai da paciente, Jorismar Sobral, de 40 anos, a jovem descobriu os cistos após ganhar bebê na maternidade Nossa Senhora de Nazaré, há 12 dias. 

Jorismar relata que, depois do parto, a filha ficou em estado crítico porque não foi corretamente higienizada e, então, começou a sofrer com fortes dores.

“Não limparam ela direito e ficou um líquido na barriga dela. Ela estava sentindo dores muito fortes e a barriga estava inchando. Então eu resolvi levar ela de novo na maternidade. Lá, fizeram o ultrassom e viram que além do líquido, ela tinha os cistos”, relatou o pai da jovem. 

Ainda segundo Jorismar, após a descoberta dos cistos, a equipe médica encaminhou a jovem com urgência para o HGR para fazer remoção na última quarta-feira (15). O procedimento, no entanto, não foi feito.

“Quando chegou a vez dela ser operada, perderam os exames e laudos dela lá dentro [do HGR]. Então voltamos para a maternidade para fazer todo o procedimento de novo para poder pegar outra liberação para a cirurgia”. 

Internada na maternidade

Conforme Jorismar, ao retornar à maternidade, a equipe médica internou a jovem na unidade.

Em seguida, o médico informou à família que os exames precisariam ser enviados a outro estado, e que, apenas após 15 dias, ela poderia fazer a cirurgia de remoção dos cistos.

Além disso, Jorismar afirma que há descaso no atendimento da filha e que a equipe médica não fornece esclarecimentos sobre seu estado de saúde. 

“Eles não explicam nada para a gente. Ela tá lá, com a barriga enorme, parece que está grávida novamente.  Não sei o que está acontecendo, eles não nos informam, não deixam a gente entrar. Estão matando minha filha de pouco a pouco”.

Citados

Em nota, a Secretaria do Estado da Saúde (Sesau) disse que os profissionais “estão seguindo todos os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde em relação à paciente”.

Ainda segundo a Sesau, no momento, a equipe realiza exames para a conclusão do diagnóstico médico e definição da conduta adotada. 

Em relação à documentação, a Secretaria disse que há “controle de toda a documentação em trâmite nas Unidades Hospitalares” e a Sesau vai apurar o caso para verificar se houve alguma falha.

Além disso, qualquer morador pode procurar a Ouvidoria da Sesau para fazer denúncias ou solicitar informações. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na rua Madrid, nº 180, bairro Aeroporto.

Fonte: Rádio 93 FM

Juliana Dama

Recent Posts

Operação desarticula quadrilha suspeita de fraude que causou prejuízo superior a R$ 340 mil a rede de supermercados em Boa Vista

Conforme a Polícia Civil, os criminosos se passaram pelo proprietário da empresa e enganaram os…

15 segundos ago

Sine: veja as mais de 150 oportunidades de emprego para esta sexta-feira, 19

Atendimentos são das 7h30 às 13h30. Interessados também pode acessar o aplicativo do Sine em…

2 horas ago

Mecânico é preso pelo desaparecimento da ex-companheira

A família denunciou o desaparecimento após o homem supostamente usar as redes sociais da mulher…

11 horas ago

Smtran integra operação nacional de fiscalização e segurança no trânsito

Ação segue até o carnaval de 2026, abrangendo as festas de fim e início de…

15 horas ago

Prefeitura de Caroebe vai gastar mais de R$ 1 milhão em aluguel de estrutura para eventos

São João da Baliza também vai contratar os serviços pelo valor milionário. Informações constam em…

16 horas ago