Saúde

Jovem aguarda por remoção de três cistos no HGR há cinco dias

Uma jovem, de 18 anos, aguarda há cinco dias pela remoção de três cistos no Hospital Geral de Roraima (HGR). Familiares denunciaram a situação ao Roraima em Tempo nesta segunda-feira (20). 

De acordo com o pai da paciente, Jorismar Sobral, de 40 anos, a jovem descobriu os cistos após ganhar bebê na maternidade Nossa Senhora de Nazaré, há 12 dias. 

Jorismar relata que, depois do parto, a filha ficou em estado crítico porque não foi corretamente higienizada e, então, começou a sofrer com fortes dores.

“Não limparam ela direito e ficou um líquido na barriga dela. Ela estava sentindo dores muito fortes e a barriga estava inchando. Então eu resolvi levar ela de novo na maternidade. Lá, fizeram o ultrassom e viram que além do líquido, ela tinha os cistos”, relatou o pai da jovem. 

Ainda segundo Jorismar, após a descoberta dos cistos, a equipe médica encaminhou a jovem com urgência para o HGR para fazer remoção na última quarta-feira (15). O procedimento, no entanto, não foi feito.

“Quando chegou a vez dela ser operada, perderam os exames e laudos dela lá dentro [do HGR]. Então voltamos para a maternidade para fazer todo o procedimento de novo para poder pegar outra liberação para a cirurgia”. 

Internada na maternidade

Conforme Jorismar, ao retornar à maternidade, a equipe médica internou a jovem na unidade.

Em seguida, o médico informou à família que os exames precisariam ser enviados a outro estado, e que, apenas após 15 dias, ela poderia fazer a cirurgia de remoção dos cistos.

Além disso, Jorismar afirma que há descaso no atendimento da filha e que a equipe médica não fornece esclarecimentos sobre seu estado de saúde. 

“Eles não explicam nada para a gente. Ela tá lá, com a barriga enorme, parece que está grávida novamente.  Não sei o que está acontecendo, eles não nos informam, não deixam a gente entrar. Estão matando minha filha de pouco a pouco”.

Citados

Em nota, a Secretaria do Estado da Saúde (Sesau) disse que os profissionais “estão seguindo todos os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde em relação à paciente”.

Ainda segundo a Sesau, no momento, a equipe realiza exames para a conclusão do diagnóstico médico e definição da conduta adotada. 

Em relação à documentação, a Secretaria disse que há “controle de toda a documentação em trâmite nas Unidades Hospitalares” e a Sesau vai apurar o caso para verificar se houve alguma falha.

Além disso, qualquer morador pode procurar a Ouvidoria da Sesau para fazer denúncias ou solicitar informações. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na rua Madrid, nº 180, bairro Aeroporto.

Fonte: Rádio 93 FM

Juliana Dama

Recent Posts

STF prorroga para 2025 prazo de conciliação sobre marco temporal

Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro

4 horas ago

Taxa de desemprego recua em 7 estados no terceiro trimestre, diz IBGE

Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual

7 horas ago

Escolas municipais conquistam 1º e 2º lugar no Prêmio Sebrae Tamanduá Bandeira

Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…

8 horas ago

Prefeitura com Você reforça cuidado com a saúde do homem no Silvio Leite

Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…

8 horas ago

Arthur Henrique entrega 260 títulos definitivos para moradores de 35 bairros

A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…

8 horas ago

Apostas enganosas: Ministério denuncia 25 canais online no YouTube

Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido

10 horas ago