Saúde

Adolescente com nódulos nos ovários aguarda cirurgia há quase um mês, na maternidade de Roraima

A estudante Ana Vitória, de apenas 16 anos, deu entrada no Maternidade Nossa Senhora de Nazareth, no dia 15 de novembro, após sentir fortes dores na região abdominal, além de cansaço e enjoos. Tendo, portanto, que ficar internada para investigação de quadro severo de anemia e realizar cirurgia para retirada de nódulos nos ovários.

De acordo com o relato da mãe, Maria Santos, a filha já vem com histórico clínico que começou com nascimento prematuro, dores e internações. Em 2021 apresentou agravamento de dores. Mais recentemente, em outubro deste ano, ao fazer exames como ultrassom e ressonância magnética, foi detectado dois nódulos nos ovários direito e esquerdo, respectivamente.

Após o resultado, Maria levou a filha à maternidade Nossa Senhora de Nazareth, onde ficou internada por 28 dias, aguardando a cirurgia. Contudo, Ana apresentou uma anemia, sendo submetida à investigação por suspeita de Lupos, que é uma doença inflamatória autoimune, que pode afetar múltiplos órgãos e tecidos, como pele, articulações, rins e cérebro. No entanto, a família teme a demora para o procedimento.

A jovem relata como a doença e a espera pelo procedimento cirúrgico tem afetado sua vida. “Eu sou ainda muito jovem, preciso viver. Apesar de ter o sonho de ser mãe um dia, não vou conseguir por conta dessa condição. Mas eu tento ser feliz, forte e preciso da cirurgia para tentar, ao máximo, ter minha vida de volta”, disse chorando.

Pedido

“Peço que por favor, agilizem minha cirurgia, eu sinto tanta dor. Preciso voltar para casa, quero ter uma vida normal. São muitos dias convivendo com isso dentro da maternidade, vendo mulheres sofrendo, relembrando a morte da minha vó que morreu no hospital. Então, eu não aguento mais ter que esperar”, exclamou.

“Eles afirmaram que minha cirurgia é de risco, estão com receio de fazer. Eu também estou com medo, fico pensativa, mas ao mesmo tempo, tenho esperanças, penso positivo pra dar tudo certo. Eu sou jovem, e espero que realmente tudo ocorra bem para eu voltar para minha família. E assim, reencontrar minhas primas e tias. Todos que eu amo. Só quero trazer alegria”, explicou.

Outro lado

Procurada para falar sobre o caso, a Sesau afirmou que a paciente está sob os cuidados da equipe médica na enfermaria ginecológica, recebendo as medicações adequadas. Disse ainda que Ana aguarda a avaliação dos resultados de exames para, então, ser incluída no mapa de cirurgia eletiva. A Sesau esclareceu, também, que o exame pré-cirúrgico apresentou anemia severa, sendo necessária a realização de exames adicionais e, por tal motivo, não ocorreu a cirurgia.

Fonte: Da Redação

Josiele Oliveira

Recent Posts

Acidente: caminhão passa por cima de motocicleta e duas mulheres ficam feridas

Vídeo mostra momento do acidente no cruzamento da Av. Ataíde Teive com a Av. Nossa…

8 horas ago

Tribunal do Júri condena réu a 26 anos por feminicídio em Caracaraí-RR

O Tribunal do Júri da Comarca de Caracaraí condenou, na última quinta-feira, 27 de novembro,…

10 horas ago

Feira de soluções sustentáveis incentiva potencial empreendedor de alunos em Boa Vista

Evento em parceria com o Sebrae reúne cerca de 600 estudantes de quatro escolas da…

12 horas ago

Natal deve movimentar mais de R$ 150 milhões no comércio roraimense

Hiper e supermercados, além de vestuário, calçados e acessório, se destacam entre os setores que…

13 horas ago

Joner Chagas é internado no HGR uma semana após ser preso pela PF

Ex-prefeito foi levado para a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo e chegou a sorrir para…

13 horas ago

SUS terá teleatendimento em saúde mental para compulsão por bets

Governo também lança plataforma para usuário bloquear CPF em jogos

14 horas ago