Saúde

Mais de 9 mil crianças em RR não tomaram a vacina DTP ao longo de três anos, alerta Unicef

Em Roraima, 9,2 mil crianças não receberam nenhuma dose da vacina DTP entre 2019 a 2021. Assim como, 9,4 mil que não receberam nenhuma dose da vacina contra a pólio no mesmo período.

De acordo com a representante do UNICEF no Brasil, Youssouf Abdel-Jelil, as crianças que nasceram antes e depois da pandemia não recebem o atendimento adequado.

Essas crianças foram deixadas para trás, ficando desprotegidas de doenças sérias e evitáveis. As crianças nascidas pouco antes ou durante a pandemia agora estão ultrapassando a idade em que normalmente seriam vacinadas, ressaltando a necessidade de uma ação urgente para alcançar aquelas que perderam as vacinas e prevenir surtos e a volta de doenças já erradicadas no Brasil, como a pólio”, explica.

Para estar imunizada, a criança deve tomar todas as doses recomendadas de cada imunizante e as doses de reforço, quando indicadas. No Brasil, a distribuição da DTP ocorre com a “pentavalente”, protegendo também contra hepatite B e contra a haemophilus influenza tipo B.

Segundo a Médica Luciana Phebo, o risco do retorno da paralisia infantil no Brasil é alta, principalmente se as campanhas de vacinação continuarem baixa.

“Informação errada, de doses, de quando se faz, onde se faz, com que idade. Então é uma gama de desinformação e isso atrapalha a família tomar essa decisão e levar seu filho, sua filha a serem vacinados. E a poliomielite tem um grande risco de voltar. O Brasil está correndo, o risco eminente de ter o retorno da paralisia infantil, caso as coberturas vacinais continuarem baixas”, disse.

Vacina contra a Pólio

O novo relatório do UNICEF, demonstra que 9,4 mil crianças não receberam vacina contra pólio. Além disso, mostra também que a interrupção de serviços na pandemia, sistemas de saúde sobrecarregados, falta de recursos e mudanças na percepção sobre a importância das vacinas impactaram esse número.

Nesse sentido, no mundo 48 milhões de crianças não receberam nenhuma dose da vacina DTP, que protege contra difteria, tétano e coqueluche. Os dados estão baseados nos anos de 2019 e 2021. No Brasil, foram 1,6 milhão no mesmo período.

Importância das vacinas para as crianças

Conforme, a UNICEF, embora os índices continuem altos no Brasil, houve uma queda de 10 pontos percentuais. Antes da pandemia, 99,1% dos brasileiros confiavam nas vacinas infantis, e pós covid-19 são 88,8%.

Por outro lado, no Brasil a queda de confiança se apresentou mais acentuada entre homens mais velhos (maiores de 65 anos). Na maioria dos países pesquisados, a queda foi maior entre mulheres e pessoas com menos de 35 anos.

Como reverter o quadro

Para vacinar cada criança, é vital fortalecer a atenção primária à saúde e fornecer aos trabalhadores da linha de frente, em sua maioria mulheres, os recursos e o apoio de que precisam.

Ou seja, o relatório global constata que as mulheres estão na linha de frente da distribuição de vacinas, mas recebem baixos salários, têm empregos informais e enfrentam falta de treinamento formal e oportunidades de carreira e ameaças à sua segurança.

Pedido

Dessa forma, o relatório pede algumas medidas dos estados, como que Identifiquem e alcancem urgentemente todas as crianças. Incluindo especialmente aquelas que perderam a vacinação durante a pandemia de covid-19.

Fortalecer a demanda por vacinas, priorizar o financiamento de serviços de imunização e atenção primária à saúde e o reforço aos sistemas de saúde fazem parte das orientações também.

Fonte: Agência Brasil

Ian Vitor Freitas

Recent Posts

Operação Catrimani II inutiliza maquinário utilizado no garimpo ilegal em Terra Indígena Yanomami

Ação ocorreu no Alto Uraricoera, região de garimpo conhecido como “Pé da Cachoeira”

5 horas ago

Jovem é baleado na porta de igreja

Segundo relato de testemunha, vítima pedia água quando um homem efetuou três disparos

6 horas ago

Homem é preso por tráfico após cadela policial encontrar drogas

Com auxílio da Vicky, policiais apreenderam pacotes de skank, crack e dinheiro

7 horas ago

Homem que agrediu filha por se relacionar com outra mulher é denunciado

Adolescente foi enforcada com cinto e agressões só pararam após intervenção da irmã mais velha

8 horas ago

Carnaval: Defensoria reforça canais de denúncia contra assédio e violência

DPE oferece atendimento para casos urgentes durante fins de semana e feriados pelo WhatsApp (95)…

10 horas ago

Sisu 2026: universidades iniciam convocação de candidatos da lista de espera

Candidatos devem conferir resultado no site da instituição de ensino

11 horas ago