Após uma técnica de enfermagem denunciar a falta de medicamentos, outra servidora relatou o mesmo problema no Hospital Geral de Roraima (HGR). Conforme ela, é comum faltar medicamentos básicos. Ela disse que falta até mesmo soro.
“Já é algo recorrente, é algo rotineiro. Eu trabalho dentro da instituição do Hospital Geral. E a gente vê isso com frequência. Eu não sei se esse governador não sabe da falta desse material, se ele finge que não sabe, ou se ele é muito mesmo mal assessorado”, disse.
A servidora afirma que a falta de medicamentos básicos atrapalham procedimentos, bem como dificultam o trabalho dos técnicos. Como por exemplo, ela disse que a unidade passou dias sem Omeprazol, utilizado pelos pacientes que realizam cirurgia na vesícula.
“Ontem a gente teve falta do soro fisiológico de 500 ml. Ou seja, é algo simples demais, banal demais. Parece assim que estão realmente brincando com a saúde. Esse soro parece algo simples, mas para os técnicos que trabalham ali direto com o paciente, isso é desgastante, não ter esse tipo de material”, relatou.
Ela explica que uma das utilidades do soro fisiológico é a irrigação refrigerada em pacientes que passaram por cirurgia de próstata.
“Esses soros são refrigerados. Eles têm que ser colocados gelados. A gente até pede que os familiares levem uma caixa térmica, para que a gente não fique de dois em dois minutos se deslocando. Você tem que ficar indo da geladeira para o paciente, para trocar esse soro porque ele corre muito rápido”, completou.
Da mesma forma, ela ressalta os problemas no Centro Cirúrgico. Conforme o relato, é recorrente que pacientes encaminhados para a cirurgia retornem sem ter feito o procedimento.
“Isso é desgastante demais para o paciente, para a família. Ele demorou tanto tempo. Eu não sei se eles fazem isso para dizer que a fila de cirurgia está andando. Realmente é algo que a gente não tem explicação”, finalizou.
A redação procurou a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), mas a Pasta não se pronunciou sobre a falta de medicamentos.
Fonte: Da Redação
De acordo com os dados levantados, volume é 7,2% superior ao captado em 2023
Medida proíbe uso do produto para fins estéticos
Cabe à PGR decidir se apresenta denúncia ao Supremo pelas acusações
Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro
Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual
Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…