O Ministério da Agricultura e Agropecuária declarou emergência fitossanitária em Roraima por risco iminente de disseminação da praga quarentenária presente Bactrocera carambolae, a Mosca da Carambola.
A informação está publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (13). Conforme o documento, a emergência fitossanitária terá vigência de um ano.
Roraima está sob quarentena devido a Mosca da Carambola desde abril deste ano, segundo portaria publicada no dia 6 daquele mês. Desde então, o estado está impedido de exportar frutas hospedeiras da praga.
Originária da Malásia e Indonésia, a Mosca da Carambola foi encontrada no Suriname em 1985 e chegou a Guiana Francesa em 1989. Em Roraima, a praga chegou em 2010.
O tempo total de vida da mosca é de 130 dias. Uma fêmea fértil põe entre 1.200 a 1.500 ovos durante a fase adulta. Ela pode voar até cinco quilômetros na busca por alimento ou frutas para colocar os ovos.
Fonte: Da Redação
De acordo com os dados levantados, volume é 7,2% superior ao captado em 2023
Medida proíbe uso do produto para fins estéticos
Cabe à PGR decidir se apresenta denúncia ao Supremo pelas acusações
Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro
Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual
Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…
View Comments
Onde buacaram esses índice completamenre distoecidos. Pois, o desmatamento cresceu assustodoramente. Esses dados não condiz com a realidade. Pois, a amazonia está sendo desvatada nesses ultimoa meses.