O Ministério Público de Roraima (MPRR) emitiu, nesta quarta-feira (19), recomendação às prefeituras de Boa Vista e Cantá. O órgão pede o cancelamento de alvarás de eventos e festas. O documento também orienta a não emissão de novos alvarás.
A medida, conforme o órgão, visa evitar aglomerações até a primeira semana do mês março de 2022. O prazo engloba o período do carnaval.
No documento, o promotor de Justiça, Igor Naves, também requer que as prefeituras realizem fiscalização nos locais onde são realizados eventos.
Naves pede ainda que as prefeituras façam cumprir as políticas de prevenção e de combate ao coronavírus do Ministério da Saúde (MS).
O Roraima em Tempo questionou o MPRR sobre a possibilidade de enviar recomendações ao Governo do Estado, contudo, o órgão não se pronunciou.
A redação publicou matérias em que o governador reúne grande número de pessoas em eventos realizados pelo governo. Desse modo, em uma delas, o chefe do executivo aparece em uma foto com 19 pessoas sem usar máscara.
A recomendação do MPRR não envolve orientação sobre o fechamento de estabelecimentos comerciais. Nem mesmo de locais destinados a eventos.
Desse modo, o MPRR explicou que não é objetivo do órgão a suspensão ou proibição de quaisquer atividades.
“A preocupação é tão somente de se evitar eventos ou atividades com grandes aglomerações neste período de ascendência da curva de casos Covid-19 e influenza”. Conforme o órgão, o intuito é evitar o colapso no sistema de saúde.
O MPRR considerou o registro de 673 novos casos de Covid-19 na terça-feira (18), cuja soma registrada nos 18 primeiros dias de janeiro se aproxima de 5 mil pessoas. O que significa um aumento de mais de 800% em relação aos casos registrados em todo mês de dezembro de 2021.
Do mesmo modo, o promotor também considerou o número de profissionais afastados das unidades de saúde.
“Também devemos considerar que, por conta do aumento de novos casos de Covid-19 e influenza, há um número significativo de profissionais de saúde e de outros servidores que atuam no atendimento dessa demanda junto a hospitais e UBS’s afastados por contágio. O que tem sobrecarregado ainda mais o sistema de saúde”, ressaltou Igor Naves.
Sobre os outros municípios, o MPRR disse que os promotores estão atentos. Informou ainda que irão fiscalizar e avaliar caso a caso.
No último dia 11, o prefeito Arthur Henrique (MDB) anunciou o cancelamento do carnaval de rua 2022 em Boa Vista. Conforme o prefeito, durante o período, o município vai intensificar as ações e campanhas para estimular a população a se vacinar contra a Covid-19.
Fonte: Da Redação
Foram mais de 4 mil alvarás de construção emitidos, o que rendeu à capital como…
Paciente que procurou a reportagem disse que precisa fazer um procedimento, mas que exames estão…
Luciano Queiroz foi condenado em 2009, por participar de um esquema de prostituição de crianças…
Modalidade é voltada para compra de itens como órteses e próteses
Cerca de 220 mil contribuintes receberão R$ 558,8 milhões
Atualmente com 13 anos, a vítima revelou que sofria abusos do pai desde os seis…