Foto: Andrezza Mariot/Semuc/PMBV
A UBS Sayonara Dantas, do bairro Senador Hélio Campos, ofereceu nesta segunda-feira (9), uma manhã de lazer e cuidados para o grupo de idosos da unidade, especificamente para as mulheres. A ação fez parte da campanha Outubro Rosa, dedicada à conscientização sobre o câncer de mama, que possui alta incidência na população feminina brasileira.
Para oferecer diagnóstico e tratamento mais eficientes, a Prefeitura estabeleceu parceria com o Hospital de Amor, um centro de referência no tratamento de câncer. Agora o agendamento de mamografia poderá ser feito diretamente nas Unidades Básicas de Saúde. Assim, a paciente sairá com data e horário do exame marcado, sem necessidade de encaminhamento.
Uma vez diagnosticada com um cisto de água durante exames anuais, Albertina Silva dos Santos, 57 anos, está ciente dos cuidados com a saúde. Dessa forma, está sempre atenta ao seu próprio tratamento para evitar novos sinais da doença e eventualmente um câncer.
“A saúde é muito importante para todas nós. Às vezes a gente tá doente e não sabe, e fazendo o exame você vai saber se você está sentindo alguma coisa ou não”, disse dona Albertina.
A enfermeira Bruna Pires destaca a importância da atenção às mamas e o cuidado a partir da meia idade, como a realização do autoexame do toque, mas sempre buscando o diagnóstico médico como prevenção real. “O toque é importante para se conhecer, mas não substitui o exame clínico. Para isso é preciso procurar o serviço de saúde”, enfatizou.
Durante todo o mês, as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) promoverão a conscientização e o combate ao câncer de mama com atividades variadas, como palestras, rodas de conversa e atividades de integração.
16/10 às 14h
19/10 às 7h
19/10 às 8h
Fonte: Da Redação
Casal estava ingerindo bebida alcóolica em Lethen/Guiana, quando iniciaram as discussões motivadas por ciúmes; homem…
Ações educativas e fiscalização ocorrem em estradas federais em todo o país
Juiz responsável pela audiência pediu a inscrição do suspeito na OAB, mas ele afirmou não…
Cerca de 183 mil contribuintes receberão R$ 403,65 milhões
Iniciativa permite obter descontos em juros, multas e encargos
Benefícios representam gastos mensais de R$ 16,5 mil e 32,5 mil, respectivamente