Paciente com sopro no coração aguarda há mais de um mês por consulta para conseguir TFD

Conforme a paciente, ela já tem o diagnóstico, mas precisa passar por nova consulta no Governo ter acesso ao TFD

Paciente com sopro no coração aguarda há mais de um mês por consulta para conseguir TFD
Fachada da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) – Foto: Gabriel Cavalcante/Roraima em Tempo

A pedagoga Sara Alves, de 44 anos, recebeu o diagnóstico de sopro no coração e relatou ao Roraima em Tempo nesta quarta-feira (10), que aguarda uma consulta na Clínica Coronel Mota há mais de um mês.

Ela precisa de uma cirurgia que o Governo não disponibiliza em Roraima. Por isso, a paciente precisa ir a outro estado através do Tratamento Fora de Domicílio (TFD). Contudo, deve passar por consulta antes.

Descoberta

À princípio, Sara iria realizar uma cirurgia para retirar um cisto, mas ao fazer um eletrocardiograma, o médico identificou uma alteração no coração.

O médico solicitou que fizesse um ecocardiograma e ela realizou o exame particular para evitar as longas filas dos hospitais. Ao retornar ao médico, que é do município, ele informou que ela precisaria de mais um exame, que é feito no Hospital das Clínicas (HC). Logo após as avaliações, os médicos confirmaram o quadro de sopro no coração.

Indignação

Ela relata que por conta da doença, tem tido episódios de cansaço extremo e fadiga, o que fez com que se afastasse da sala de aula. E como resultado, ela cobra uma atitude e agilidade do poder público, para que seu caso seja resolvido logo.

“Eu me senti muito triste porque quando a gente corre para um lado, eles mandam a gente para outro rumo. E assim, a situação tá muito complicada no nosso Estado. Está deixando a desejar! Achei muito difícil conseguir um TFD, uma consulta com cardiologista tá muito difícil. Eu estou muito triste com a situação do nosso Estado com a saúde”, finalizou.

Citada

A redação procurou a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Por meio de nota, a pasta afirmou que a paciente passará por consulta médica no setor de cardiologia da unidade para, assim, verificar a necessidade do TFD.

Fonte: Da Redação

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x