O paciente do Hospital Coronel Mota, Aquilis Herenio Monção, relatou ao Jornalismo da Radio 93 FM nesta quinta-feira, 19, o descaso enfrentado no atendimento do sistema estadual de saúde.
De acordo com Aquilis, há mais de um mês, as mensagens de agendamento do exame de ressonância magnética para Hérnia de Disco, são ignoradas no número de contato fornecido pelo médico que o encaminhou.
Após encaminhamento das UBSs para o Coronel Mota, o paciente realizou consulta com ortopedista. Posteriormente, o médico solicitou um exame de ressonância magnética para o ombro e coluna. Dessa forma, o especialista passou o número do WhatsApp e o número do protocolo do atendimento e, orientou à Aquilis como fazer o agendamento do exame exigido.
No entanto, assim que o paciente entrou em contato, recebeu apenas uma mensagem automática, para preenchimento dos dados e o número da requisição. Nesse hiato, Aquilis não obteve mais respostas ou qualquer tipo de confirmação que sua solicitação foi recebida.
“Eles simplesmente não respondem. Eu falo, “Olha, por que vocês não falam alguma coisa?” mas ninguém fala nada, não dá data, não dizem se é daqui a três meses, quatro meses, cinco meses. Mandaram uma vez assim: “Senhor, tem muita gente”, só isso. Não dão nenhum tipo de explicação se está suspenso ou se vai funcionar daqui a três meses”, reclamou o paciente.
O quadro do paciente
Desde que começou a sentir fortes dores no ombro e na região lombar da coluna, Aquilis decidiu procurar ajuda médica para sanar as crises de hérnia de disco, que há muito tempo o incomodam e causam problemas de mobilidade, como por exemplo, andar ou realizar simples atividades do dia a dia.
“Eu queria fazer esse tratamento certinho porque eu já fiz uma ressonância anteriormente, só que foi há muito tempo. Então, eu queria começar tudo de novo, para quem sabe fazer uma cirurgia. Para ver se melhora a minha qualidade de vida”, disse.
Ainda sem respostas
Mesmo após uma segunda tentativa de contato mais incisiva, Aquilis novamente não obteve respostas ou confirmação sobre o agendamento do seu exame. O paciente chegou até a ameaçar denunciar o canal de atendimento, porém, nada mudou.
“Eu falei assim: “Olha, será que é preciso eu fazer uma denúncia para vocês me responderem?”. E acho que alguém leu e me respondeu: “Senhor, está muito lotado, tenha paciência!”. E só disse isso, mas não disse, se daqui a 10 anos, 100 anos, serei atendido. Eu fico pensando, imagina as outras pessoas que têm menos informação, que não sabem nem mexer com o WhatsApp, como é que faz?”, indagou Aquilis.
Sem previsão de atendimento e já cansado de insistir no sistema falho de agendamento de exames e consultas, Aquilis já pensa em desistir e procurar outros meios para realizar a ressonância magnética necessária para seu diagnóstico.
“Eu sinto que a gente está à mercê de uma incompetência grandiosa na saúde pública estadual. Imagine uma pessoa precisando fazer esses exames e ninguém fala nada. E aí o que resta é as pessoas juntarem a grana e fazerem particular. E é por isso que as pessoas desistem de fazer o tratamento pelo governo, porque não dá, eles criaram esse sistema pelo WhatsApp que fez foi piorar tudo. Por que quando entramos em contato com esse número, a pessoa não fala logo que tá suspenso ou então não vai ter? Pois já tira logo toda a esperança do ser humano a ele vai procurar outros meios”, desabafou Aquilis.
Citada
O Roraima em Tempo entrou em contato com a Secretaria estadual de Saúde (Sesau), que esclareceu que, o paciente solicitou agendamento do referido exame no dia 20 de maio, e o prazo estabelecido na rede estadual de saúde para ortopedia é de até 60 dias úteis, o que vai depender da demanda para o exame.
Dessa forma, a Sesau orientou ao paciente a enviar mensagem de texto para o WhatsApp (95) 98416-6166, em dias úteis e em horário de expediente para acompanhar o agendamento.
Fonte: Da Redação

