Saúde

Paciente do HGR encontra mosca dentro de refeição: ‘sacanagem!’

Um paciente internado no Hospital Geral de Roraima (HGR) encontrou uma mosca dentro da refeição servida na unidade nesta quarta-feira (26).

Dessa forma, ele ficou indignado com a falta de higiene e fiscalização da alimentação que a unidade hospitalar serve aos pacientes.

“Você já tá doente, com dor e ainda tem que encarar uma comida dessa no Hospital Geral de Roraima. Sacanagem, oh!”, escreveu na publicação.

Uma mulher que presenciou a situação, entrou em contato com o Roraima em Tempo nesta quinta-feira (27). Diante da situação, ela criticou a gestão do governador Antonio Denarium (PP).

“O que o senhor [Antonio Denarium] está fazendo pela saúde? O que nossos pacientes estão passando no HGR? Mosca na alimentação? Que falta de respeito!”, disse.

Além disso, ela relatou outro problema enfrentado pelo paciente. Conforme a mulher, o homem precisava realizar uma cirurgia na vesícula.

O médico então informou que o estado do homem era grave e que precisaria ficar internado por pelo menos 15 dias. No entanto, quatro dias depois, na manhã desta sexta-feira (27), ele recebeu alta sem ter sido operado.

“Eu não entendi. Só eu sei o que como estão sendo esses dias aqui com dor, andando com dificuldades. E o médico me deu alta? Podendo ter me dado tratamento com antibióticos aqui!”, questionou.

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) afirmou que o setor de Cirurgia Geral fez nova orientação ao paciente, receitou medicamentos e o encaminhou para acompanhamento no ambulatório de cirurgia geral, para que seja feita a inclusão do referido na fila única de cirurgias eletivas do SUS.

Sobre a mosca, disse que o HGR não recebeu nenhuma reclamação nesse sentido na Ouvidoria. No entanto, vai notificar a empresa que produz a alimentação hospitalar.

Veja também:

Empresa denunciada por fiscais

Fiscais reprovaram a alimentação do HGR por diversas vezes. Dessa forma, a própria Secretaria de Saúde (Sesau) notificou a MeioDia Refeições  pela má qualidade da alimentação por nove vezes.

Alimentação fornecida pela empresa em hospitais do Governo – Foto: Reprodução

Em contrapartida, os fiscais solicitaram a aplicação de medidas administrativas contra a firma. Assim, em janeiro deste ano, após comprovadas as irregularidades na qualidade da alimentação, o então secretário de Saúde, Leocádio Vasconcelos decidiu aplicar penalidade à empresa.

Conforme o documento acessado pela redação, Vasconcelos determinou a suspensão da empresa para participar de licitações, assim como o impedimento de contratar com a Sesau por dois anos.

Além disso, ele também determinou o descredenciamento da MeioDia no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf) do Ministério da Economia.

Prevaricação sobre a qualidade da alimentação

Dois meses depois disso, a Procuradoria Geral do Estado (PGE) emitiu parecer favorável à aplicação de penalidade. Desse modo, no dia 29 de março deste ano, tramitou o processo para a Casa Civil.

A partir disso, ficou faltando apenas a assinatura do governador para, enfim, aplicar a penalidade à empresa. O que não ocorreu.

Novo contrato

Enquanto a Sesau tramitava o processo administrativo contra a empresa, uma nova licitação ocorria na Pasta para a contratação dos mesmos serviços.

Desse modo, enquanto o governador não assinava as medidas administrativas contra a firma, ela concorria novamente no referido processo para continuar fornecendo alimentação aos pacientes.

Por fim, no dia 30 de agosto, a Sesau contratou novamente a empresa para fornecer refeições aos pacientes.

À época, a reportagem procurou o Governo do Estado, assim como a empresa Meio Dia, mas eles não se manifestaram.

Citado

O Roraima em Tempo entrou em contato com o Governo do Estado e aguarda retorno.

Fonte: Da Redação

Gabriel Cavalcante

Recent Posts

Mãe de adolescente morta a tiros em Rorainópolis critica liberdade concedida ao réu e pede celeridade para julgamento do caso

Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…

11 minutos ago

Justiça revoga prisão de Joner Chagas

Ex-prefeito está internado no HGR desde a quinta-feira, 4. Ele foi preso pela PF por…

20 minutos ago

Conferência municipal debate futuro do campo e políticas públicas de desenvolvimento rural

Encontro tem como foco a agricultura familiar e o uso sustentável dos recursos

31 minutos ago

Prefeitura abre período de matrículas para creches de Boa Vista

Processo inicia na segunda-feira, 8, e será totalmente online

2 horas ago

TSE mantém inelegibilidade de Telmário Mota até 2030, por distribuir prêmios e brindes em ano pré-eleitoral

Ações ocorreram em todos os municípios do estado, sob o pretexto de “prestação de contas…

2 horas ago

População conta com pontos de recolhimento de embalagens de agrotóxicos

Ação ocorre de 9 a 12 de dezembro e orienta produtores sobre o descarte correto,…

3 horas ago