Por falta de material para cirurgia, paciente com tumor na cabeça e hidrocefalia aguarda há quase um mês internado no HGR

Filha de paciente relata ainda que há outros em situação parecida com a do pai internados há mais de três meses

Por falta de material para cirurgia, paciente com tumor na cabeça e hidrocefalia aguarda há quase um mês internado no HGR
Fachada do HGR – Foto: Rosi Martins

Com um tumor na cabeça e hidrocefalia, José Nilton está há quase um mês internado no Hospital Geral de Roraima (HGR) para fazer uma cirurgia. Mas a falta de material é um empecilho para ele e outros pacientes em situação semelhante.

A filha do homem, que preferiu não se identificar, relatou à reportagem da Rádio 93 FM que é preciso um equipamento específico para fazer o procedimento, contudo, ele está em falta na unidade.

“Eles nos informam que a cirurgia dele ainda não foi feita por falta de material, por conta da falta dessa máquina, desse equipamento específico cirúrgico. E nos informam também que tem pacientes com o mesmo caso dele há mais de três meses internado”, explicou.

Preocupada com o estado de saúde do pai, a mulher teme que, por conta da demora, o quadro clínico dele possa piorar.

“A qualquer momento ele pode vir a ter convulsões, pode vir a ter desmaios. E pode causar ainda mais problemas à sua saúde, já que ele está tendo esse acúmulo de água no cérebro, que precisa ser retirado com urgência”, disse.

O que diz o Governo

Procurada para comentar sobre o caso, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) se limitou a dizer que o paciente segue recebendo os cuidados necessários dos profissionais do HGR. Além disso, orientou que qualquer reclamação deve ser formalizada na Ouvidoria da unidade “para que sejam adotadas as medidas cabíveis”.

Fonte: Rádio 93 FM

0
Would love your thoughts, please comment.x