A saúde virou prioridade para os brasileiros, isso porque o país foi um dos mais afetados pela pandemia. Por isso, ter um Posto de Saúde perto de casa se tornou importante para muitas pessoas. E a prova disso está no estudo feito pelo Instituto DataSenado. Conforme eles, no ano passado, 45% dos entrevistados disseram que a saúde era a sua maior preocupação.
Para o assistente escolar Sebastião Filho, que mora no bairro Jóquei Clube, o acesso à saúde ficou mais fácil porque hoje, ele conta com um posto de saúde perto de casa.
“Antes eu tinha que ir no bairro Asa Branca para ser atendido. Mas, depois que fizeram o posto, ficou mais fácil. Além disso, tem sempre o remédio que eu preciso. Eu moro no Jóquei Clube há 20 anos, então, ter esse posto de saúde é muito importante para nós”.
No entanto, para fazer a obra do posto de saúde do Jóquei Clube, a Prefeitura de Boa Vista teve o apoio de Romero Jucá. Nos últimos anos, ele ajudou a construir oito novos postos de saúde na capital. São eles: o Jóquei Clube, o Aeroporto, o São Bento, o Jardim Caranã, o Tancredo Neves, o Alvorada e o Cauamé. Além disso, a prefeitura começou a obra do posto no conjunto Pérolas do Rio Branco.
“Saúde é o básico para que as pessoas vivam bem. E eu sempre trabalhei para melhorar a vida das pessoas. Então, busquei os recursos para construir mais postos de saúde, comprar ambulâncias e outros equipamentos”.
Boa Vista tem 34 postos de saúde, sendo que alguns funcionam em horário diferenciado. Dois postos de saúde passaram a funcionar até meia-noite nesta semana. Além disso, o Hospital da Criança ganhou os serviços de uma unidade básica, para agilizar o atendimento.
“A saúde é o básico para qualquer pessoa viver bem. E eu sempre trabalhei para melhorar a vida das pessoas. Por isso, busquei os recursos que ajudam as prefeituras a atender bem a população”.
Com a parceria de trabalho com a ex-prefeita Teresa Surita, todo o Hospital da Criança foi reformado e ganhou novos equipamentos. Desde 2004, Romero Jucá firmou mais de 25 convênios ou parcerias para construir, ampliar ou reformar os postos de saúde em Boa Vista. Em outras palavras, isso é mais de uma obra por ano só na saúde.
Ao mesmo tempo, ele trouxe as verbas para o serviço de média e alta complexidade e o Piso de Atenção Básica (PAB). São recursos que ajudam a comprar equipamentos e melhorar a rede de saúde. Nesse sentido, foram cerca de 30 convênios só para Boa Vista.
Em 2020, mesmo sem mandato, Romero Jucá trouxe R$ 20 milhões extras para a prefeitura. Assim, o município comprou testes rápidos e remédios no período em que o Governo do Estado não repassou os itens. Além disso, ele também garantiu 16 convênios para novos equipamentos.
Postos de Saúde construídos do zero
Reformados
Outras melhorias
Fonte: Da Redação
Autorização foi feita hoje na composição das vacinas Spikevax
Dados do 3º trimestre do ano foram divulgados pelo IBGE
De acordo com os dados levantados, volume é 7,2% superior ao captado em 2023
Medida proíbe uso do produto para fins estéticos
Cabe à PGR decidir se apresenta denúncia ao Supremo pelas acusações
Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro