Prefeito Arthur Henrique entrega duas unidades Móveis de Saúde da Mulher para ampliar atendimento à população

Carretas vão percorrer todos os bairros da capital com equipes multiprofissionais

Prefeito Arthur Henrique entrega duas unidades Móveis de Saúde da Mulher para ampliar atendimento à população
Entrega das unidades Móveis de Saúde da Mulher – Foto: Reprodução/Instagram

O prefeito Arthur Henrique (MDB) entregou nesta quarta-feira (29) mais um reforço para o serviço público em Boa Vista: duas unidades Móveis de Saúde da Mulher. A partir de hoje, a cada 20 dias, as carretas devem percorrer todos os bairros da capital.

Os atendimentos vão ocorrer de segunda a sexta, das 8h às 12h, com a assistência de equipe multiprofissional e interdisciplinar. De acordo com o prefeito, a unidade conta com vários serviços, como consultas ginecológicas, exames citopatológicos, mamografia, ultrassonografia, entre outros.

“A gente vai reduzir as filas de atendimentos. Vai dar um atendimento de qualidade e com dignidade, levando esses serviços para perto das mulheres. As pessoas nunca acham que o problema grave pode acontecer com elas. Na hora que a gente levar essa carreta para perto da casa dessas mulheres, vamos conseguir investigar problemas graves na saúde”, disse.

Para Alessandra Chagas, de 44 anos, as unidades móveis vão desafogar os postos de saúde da cidade, que contam com grande volume de atendimentos diários.

“Nós precisamos disso, porque os postos médicos são muito lotados de pacientes, então essas unidades vão desafogar esses postos. Tem muitas mulheres com doença e não sabem. E essas carretas podem ajudar a descobrir esses problemas”, disse a mulher.

Serviços

Conforme a Prefeitura de Boa Vista, o produto dos atendimentos não é simplesmente uma consulta médica ou um exame complementar, mas um plano de cuidado elaborado pela equipe ambulatorial, compartilhado com as equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF).

A proposta é implementar junto ao Centro de Tratamento e Prevenção de Câncer de Colo e Mama (CPCOM), um melhor e mais ampliado atendimento para as mulheres.

“Enquanto você tem uma maternidade de lona aqui em Roraima, que atende muitas mulheres, nós temos uma atenção básica com unidades novas sendo inauguradas. Setenta porcento da população em Boa Vista recebe atendimento da Prefeitura com um orçamento muito menor, enquanto são mais de 7 bilhões anuais de orçamento do Estado. Então a população acaba tendo um serviço bem mais humanizado”, disse o vereador Bruno Perez, que esteve presente na entrega do novo serviço.

Como funciona o atendimento?

As unidades contam com serviço especializado voltado à saúde da mulher, cuja porta de entrada serão as Unidades Básicas de Saúde (UBS). Nos postos de saúde, as mulheres farão o referenciamento para as unidades móveis.

Na prática, a paciente sairá da consulta na UBS com data, horário e local do atendimento, conforme disponibilidade de vagas.

Por Ian Vitor Freitas

0
Would love your thoughts, please comment.x