Sede da Prefeitura de Boa Vista - Foto: Edinaldo Moraes/Arquivo Roraima em Tempo
A prefeitura de Boa Vista aderiu ao Programa Médicos Pelo Brasil do Governo Federal. O edital de adesão oferta 26 vagas para o município. Em suma, os profissionais vão substituir os contratos dos anteriores, que vencem em 2022.
Com o reforço, os novos médicos vão atuar nas unidades de atenção primária. Os profissionais devem atuar por cinco anos.
“Aumentaremos o valor da ajuda de custo desses profissionais como forma de valorizar o trabalho realizado em nossa rede municipal de saúde”, explicou a superintendente de atenção básica, Cinthia Brasil.
Atualmente, Boa Vista tem 62 médicos do programa. Eles atuam nas 34 unidades básicas de saúde da prefeitura. No entanto, os contratos vencem em 2022, por isto a necessidade de receber os novos profissionais.
Estes profissionais recebem bolsa federal, paga pelo Ministério da Saúde, mais ajuda de custo e fazem especialização em atenção básica durante o programa. Dessa forma, os municípios ficam responsáveis somente por garantir moradia e alimentação.
Ano que vem, a prefeitura também vai reajustar os valores do auxílio-moradia e alimentação dos médicos do programa.
O Médicos Pelo Brasil foi lançado em 2019 com a finalidade de estruturar a carreira médica federal para locais com dificuldade de provimento e alta vulnerabilidade.
Conforme estimativas do Ministério da Saúde, a Atenção Primária à Saúde envolve mais de 80% dos problemas de saúde no país.
O que inclui os mais frequentes, como diabetes, hipertensão e tuberculose. Por isso, os médicos precisam ter formação constante, ampla e qualificada.
Entre os acidentes de trânsito há capotamentos, colisões e atropelamentos
Junto ao corpo, policiais encontraram munição de arma de fogo
O caminhão foi financiado utilizando dados de proprietária de uma concessionária
Exposição retrata experiências xamânicas da cosmologia Yanomami
Programação segue até o dia 14 de dezembro, contemplando locais com a bela iluminação de…
Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…