Nesta quarta-feira (10), Boa Vista iniciou a vacinação contra a dengue nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Crianças e adolescentes com idade entre 10 e 14 anos, obrigatoriamente acompanhados de pais ou responsáveis, podem receber imunização com a Qdenga de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
Para garantir a imunização, pais e responsáveis devem apresentar caderneta de vacina e cartão do SUS ou então CPF aos profissionais da imunização. De acordo com o coordenador de saúde, Romildo Azevedo, é indispensável que todas as crianças que compõem o público-alvo sejam vacinadas, mesmo quem já teve dengue.
“Lembrando que o esquema vacinal da Qdenga é estruturado em duas doses. A criança ou adolescente deve tomar a segunda dose do imunobiológico 90 dias após a primeira. É importante salientar que a vacina é segura, pois passou por todas as fases de pesquisa e liberada pela Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária]”, disse.
Na primeira etapa de vacinação em Boa Vista, a aplicação das doses ocorria no Terminal Luiz Canuto Chaves e Parque Germano Augusto Sampaio, além das escolas. Conforme o técnico em enfermagem, Amilton Viana, que levou o filho para atualizar a caderneta de vacinação, a iniciativa está aprovada.
“Na hora que vi que estavam vacinando na unidade perto de casa, eu já aproveitei a oportunidade e trouxe meu filho. A atualização da caderneta é responsabilidade de todos os pais e faz parte dos cuidados com os filhos, pois a imunização evita prejuízos futuros para a saúde das nossas crianças”, salientou.
Vale lembrar que o imunobiológico não protege contra a Zika e Chikungunya. Portanto, o combate ao mosquito Aedes aegyptideve continuar. Yukley Akilis, 11 anos, tomou a primeira dose da Qdenga e garantiu que é apenas uma picada. “Não dói muito. A vacina protege a nossa saúde e serve para não ficar hospitalizado”, contou.
Fonte: Da Redação
Vítima foi encaminhada ao hospital e ao Instituto Médico Legal para exame de corpo de…
Vagas são para pessoas com ou sem experiência
Autorização foi feita hoje na composição das vacinas Spikevax
Dados do 3º trimestre do ano foram divulgados pelo IBGE
De acordo com os dados levantados, volume é 7,2% superior ao captado em 2023
Medida proíbe uso do produto para fins estéticos