Prefeitura inicia vacinação contra a dengue nas UBSs de Boa Vista

Nesta nova etapa de imunização, crianças de 10 a 14 anos são o público-alvo da ação

Prefeitura inicia vacinação contra a dengue nas UBSs de Boa Vista
Vacinação contra a Dengue – Foto: Diane Sampaio/Semuc/PMBV

Nesta quarta-feira (10), Boa Vista iniciou a vacinação contra a dengue nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Crianças e adolescentes com idade entre 10 e 14 anos, obrigatoriamente acompanhados de pais ou responsáveis, podem receber imunização com a Qdenga de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Para garantir a imunização, pais e responsáveis devem apresentar caderneta de vacina e cartão do SUS ou então CPF aos profissionais da imunização. De acordo com o coordenador de saúde, Romildo Azevedo, é indispensável que todas as crianças que compõem o público-alvo sejam vacinadas, mesmo quem já teve dengue.

“Lembrando que o esquema vacinal da Qdenga é estruturado em duas doses. A criança ou adolescente deve tomar a segunda dose do imunobiológico 90 dias após a primeira. É importante salientar que a vacina é segura, pois passou por todas as fases de pesquisa e liberada pela Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária]”, disse.

Vacinação contra dengue e caderneta atualizada

Na primeira etapa de vacinação em Boa Vista, a aplicação das doses ocorria no Terminal Luiz Canuto Chaves e Parque Germano Augusto Sampaio, além das escolas. Conforme o técnico em enfermagem, Amilton Viana, que levou o filho para atualizar a caderneta de vacinação, a iniciativa está aprovada.

“Na hora que vi que estavam vacinando na unidade perto de casa, eu já aproveitei a oportunidade e trouxe meu filho. A atualização da caderneta é responsabilidade de todos os pais e faz parte dos cuidados com os filhos, pois a imunização evita prejuízos futuros para a saúde das nossas crianças”, salientou.

Vale lembrar que o imunobiológico não protege contra a Zika e Chikungunya. Portanto, o combate ao mosquito Aedes aegyptideve continuar. Yukley Akilis, 11 anos, tomou a primeira dose da Qdenga e garantiu que é apenas uma picada. “Não dói muito. A vacina protege a nossa saúde e serve para não ficar hospitalizado”, contou.

Fonte: Da Redação

0
Would love your thoughts, please comment.x