Ação contra Aedes Aegypti em Boa Vista - Foto: Divulgação/PMBV
Para eliminar possíveis focos do Aedes Aegypti e prevenir doenças como dengue, zika e chikungunya, a Prefeitura de Boa Vista iniciou neste sábado, 14, os mutirões de combate ao mosquito no município. A ação se estenderá por cinco sábados, das 8h às 14h, com apoio dos militares da Base Aérea de Boa Vista. Cidade Satélite foi o primeiro bairro visitado.
Na ação, as equipes reforçaram aos moradores a importância de manter os quintais e terrenos limpos e livres do mosquito. O diretor da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ), Samuel Garça, disse que essa é uma responsabilidade de todos.
“O cuidado começa em casa. Estamos intensificando um trabalho que já acontece semanalmente, mas precisamos da população junto. Seja mantendo seus quintais livres de possíveis focos ou até mesmo permitindo que os agentes entrem nas suas casas”, explicou.
Kathllen Silva, 27 anos, mora no Cidade Satélite há mais de vinte anos e foi elogiada pelos agentes durante a visita. “Eu sempre deixo eles entrarem porque é um cuidado, mas eu também faço minha parte. Quando eles chegam no quintal está tudo limpo e organizado”, disse.
A atuação dos agentes, no entanto, só tem efeito real quando existe parceria. A população tem um papel indispensável na prevenção ao Aedes Aegypti e atitudes simples como limpar recipientes, guardar corretamente o lixo, assim como permitir a entrada dos profissionais são fundamentais.
Em Boa Vista, uma das principais dificuldades dos Agentes de Combate às Endemias (ACE) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS) é conseguir entrar na casa das pessoas. “Eles sempre estão identificados com roupa e com crachá. O trabalho é rápido, mas faz muita diferença!”, destacou Samuel.
Mesmo com a intensificação aos sábados, os mutirões de rotina às quartas e sextas-feiras continuarão normalmente.
Fonte: Da Redação
O concurso público é para o cargo de procurador legislativo da Câmara Municipal de Boa…
Crianças de famílias de baixa renda são as mais expostas
Equipamentos também serão usados para patrulhamento aéreo e monitoramento de grandes eventos na capital
Portaria do Ministério do Turismo deu prazo de 90 dias para adequação às regras
Parlamentares tiveram uma discussão em sessão da Comissão de Assuntos Sociais por causa de um…
Dado, referente ao mês de novembro, é do Mapa da Inadimplência e Negociação de Dívidas…