Prefeitura reforça recomendações sobre cuidados durante fumaça intensa em Boa Vista

Uso de máscara ao sair de casa é importante para amenizar complicações decorrentes da exposição à fumaça intensa

Prefeitura reforça recomendações sobre cuidados durante fumaça intensa em Boa Vista
Uso de máscara durante fumaça em Boa Vista – Foto: Divulgação/PMBV

Respirar nessa manhã de terça-feira (2) em Boa Vista foi uma tarefa difícil. Isso porque, conforme o Ministério Público de Roraima (MPRR), às 8h45, o ar estava considerado perigoso. Moradores relataram sentir dor de cabeça, olhos irritados, bem como problemas respiratórios nas últimas semanas. Por isso, a Prefeitura de Boa Vista reforça mais uma vez as recomendações à população para os cuidados contra a fumaça na capital.

O índice de qualidade do ar é calculado em tempo real e atualizado no site do MPRR. Além de afetar a saúde da população, as queimadas e incêndios poluem o meio ambiente, matam animais silvestres e dificultam tarefas do cotidiano, como ir ao trabalho.

Além disso, a fumaça, que chega a atrapalhar a visão no trânsito, vem de incêndios florestais nos municípios próximos da capital e de países vizinhos do Estado.

“Como Prefeitura, estamos estudando tudo que está ao nosso alcance para auxiliar os cuidados à saúde dos boa-vistenses com o Comitê Municipal de Prevenção e Combate às Queimadas. Precisamos pensar de forma inclusiva e garantir a segurança de todas as pessoas da nossa cidade. Peço que sigam as recomendações, principalmente crianças e idosos, adaptando de acordo com a sua realidade”, disse o prefeito Arthur Henrique (MDB).

As principais recomendações

  • Evitar atividades esportivas ao ar livre, como caminhadas e corridas. Em vez disso, é possível adaptar exercícios físicos em casa. Por exemplo: polichinelos, abdominais e flexões (em pé para idosos);
  • Manter boa hidratação, principalmente crianças e idosos, para regular a temperatura corporal e desintoxicar o corpo;
  • Usar máscara facial comum ao sair de casa para amenizar complicações decorrentes da exposição à fumaça intensa;
  • Se possível, permanecer em locais fechados;
  • Usar máscara nos meios de transporte. Em caso de veículo com ar-condicionado, manter o aparelho ligado em intensidade baixa e com o botão de recirculação ativado para evitar a entrada da fumaça.
  • Manter uma bacia de água no ambiente para umidificar o ar e facilitar a respiração durante o sono. É preciso trocar a água diariamente.
  • Não queimar lixo. Se possível, armazene em sacolas e aguarde a coleta municipal.
  • Procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima ao enfrentar dificuldade para respirar, dor no peito ou qualquer sintoma que coloque a saúde em risco imediato.

EM CASO DE QUEIMADA OU INCÊNDIO, LIGUE 156 – A participação da população é fundamental nas medidas preventivas. Além de não atear fogo em galhadas, resíduos sólidos e em terrenos baldios, é necessário denunciar ao identificar queimadas e incêndios. Ligue para a Central 156.

Fonte: Da Redação

Veja também

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x