A Prefeitura de Boa Vista entregou três ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A solenidade ocorreu na tarde desta quinta-feira (27), na sede da Instituição que fica no bairro São Viccente.
Com a entrega dos novos veículos, a frota do Samu fica renovada em 75%. Eles estão no padrão Samu 192 e vão atender as unidades de Suporte Básico de Vida (utilizadas em casos de urgência, onde há necessidade de pronto atendimento, mas sem risco de morte iminente).
O prefeito Arthur Henrique destacou que os novos veículos irão proporcionar melhores condições não só de trabalho, mas também para as vítimas que são atendidas.
“Nós estamos fazendo uma renovação da nossa frota. O número de atendimentos do Samu aqui em Boa Vista tem crescido consideravelmente a cada ano que passa. Hoje nós chegamos a atender 900 ocorrências por mês. Estamos falando aí em 30 ocorrências por dia praticamente, com 65 socorristas que trabalham aqui. E nós estamos renovando 75% da nossa frota”, disse.
O Samu BV
O Samu é o principal componente de atendimento móvel de urgência da Rede de Urgência e Emergência (RUE). Conforme a Prefeitura, é também uma importante estratégia de saúde pública para o enfrentamento da morbimortalidade decorrente da violência e acidentes de trânsito. E que tem demonstrado aumento considerável nos últimos dois anos.
A implantação do Samu BV ocorreu em 2008, com quatro ambulâncias, sendo três de Suporte Básico de Vida e uma Ambulância de Suporte Avançado de Vida (destinado ao atendimento e transporte de pacientes de alto risco).
Atualmente, equipe é composta por 65 socorristas distribuídos entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores de ambulância.
O Samu BV é o único com uma unidade de suporte avançado e mais três de suporte básico, com o maior efetivo operacional do estado.
De janeiro de 2016 a dezembro de 2022, o Samu BV atuou em mais de 53.217 acionamentos, com média de 633 acionamentos mensais.
“É muito importante para nós que ocorra a renovação da frota. Então, é um momento singular na História do Samu Boa Vista, porque a gente está renovando 75% da frota operacional da cidade e estamos felizes. Isso traz um impacto direto na qualidade da operacionalidade”, explicou Luciano Coutinho, diretor do Samu BV.
Investimentos da Prefeitura
Em 2019, com as instalações do novo prédio, a Prefeitura levou melhores condições operacionais. Além disso, em 2021, o prefeito Arthur entregou a primeira “Base Descentralizada” própria do Samu, localizada no Jardim Tropical, que comporta duas equipes operacionais.
Por outro lado, em outubro de 2022, a Prefeitura entregou equipamentos de emergência para as equipes do SAMU: botas, pranchas de mobilização do corpo e cabeça, joelheiras, camiseta, mochila e oxímetro de pulsos, além de uma nova viatura, um Veículo de Intervenção Rápida (VIR).
Fonte: Da Redação