Prefeitura vai implantar UBS no Hospital da Criança para agilizar atendimentos

Prefeito de Boa Vista também anunciou outras medidas para diminuir tempo de espera

Prefeitura vai implantar UBS no Hospital da Criança para agilizar atendimentos
Hospital da Criança Santo Antonio em Boa Vista – Foto: Divulgação/PMBV

A Prefeitura de Boa Vista vai implantar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no Hospital da Criança Santo Antônio na próxima semana. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (07) pelo prefeito Arthur Henrique (MDB).

A medida visa desafogar e agilizar os trabalhos no Pronto Atendimento da unidade hospitalar, que conforme o gestor “é o maior gargalo” da saúde municipal. Assim, casos classificados como “azul e verde”, ou seja, menos urgentes serão encaminhados à UBS.

“O pai não vai precisar se deslocar, não precisa ter que achar transporte, vai ter uma UBS instantaneamente. Na semana que a gente já deve começar a colocar os profissionais dentro dessa unidade”, detalhou.

O atendimento ocorrerá de segunda a sexta-feira, até o período noturno, horário de pico de atendimentos no hospital.

Ainda conforme o prefeito, atualmente os casos mais frequentes no hospital são os menos urgentes. Por isso, houve a implantação do projeto “azul e verde”. Neste caso, os responsáveis podem optar por levar a criança com esta classificação até uma UBS, com hora e data marcada.

De setembro a dezembro de 2021, a prefeitura disponibilizou 5.696 vagas nas UBS por meio do projeto. Deste total, 316 pacientes seguiram para atendimento nas unidades.

Outras medidas da Prefeitura

Além disso, outra proposta para diminuir o tempo de espera no hospital é uma reestruturação organizacional na unidade. Como resultado, a gestão vai separa o Pronto Atendimento, que contará com uma equipe técnica exclusiva para o setor.

“Estamos construindo uma equipe técnica específica para atender com mais agilidade as crianças dentro do hospital. Essa é uma ação importante e depende um projeto de lei que deve ser encaminhado nos próximos dias para a câmara de vereadores. Então, já peço apoio dos vereadores”, explicou.

A prefeitura também deve firmar contrato nos próximos dias com uma cooperativa de médicos para atender a demanda do hospital. Assim, com os serviços da cooperativa, os profissionais que não são efetivos do munícipio poderão atender na unidade conforme a necessidade de atendimento.

Mais uma medida é um novo seletivo para classe médica ainda nesta semana e a convocação de classificados do concurso público de 2019, que ocorrerá conforme a necessidade do hospital da criança.

O gestor também adiantou que a prefeitura deve realizar ainda este ano um concurso público com vigência de 2022/2023 para ampliar o quadro de profissionais.

Fonte: Da Redação 

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x