Saúde

Primeira UPA 24h de Boa Vista será construída pela Prefeitura com recursos da deputada Helena Lima

A primeira UPA 24h (Unidade de Pronto Atendimento) de Roraima será construída em breve pela Prefeitura Municipal de Boa Vista. A área destinada ao prédio fica no bairro Cambará.

Os recursos, na ordem de R$ 8 milhões, são da deputada federal Helena Lima (MDB), bem como mais R$ 2 milhões de recursos próprios da Prefeitura.

Nesta semana, durante sessão na Câmara Municipal, o vereador vereador Klebinho Siqueira (Solidariedade) chegou a passar informação equivocada ao falar que os recursos estariam sendo disponibilizados pelo governador Antonio Denarium (Progressistas).

Entretanto, logo foi desmentido pelo colega parlamentar Bruno Perez (MDB), que esclareceu a origem dos recursos e mostrou o projeto.

“Eu falei com a deputada federal Helena Lima agora. Ela conseguiu quase R$ 10 milhões junto ao ministério e mandou a emenda. E só para dizer ao Klebinho que o dinheiro já caiu na conta da Prefeitura. Eu estou com o projeto pronto aqui nas minhas mãos. São R$ 2 milhões da Prefeitura e quase R$ 10 milhões da deputada Helena”.

Bruno Perez explicou ainda que a Prefeitura de Boa Vista é quem vai ficar responsável pela obra e que o conselho já aprovou o projeto.

“A Prefeitura vai tocar com emenda da deputada Helena, mais R$ 2 milhões de recursos próprios. O dinheiro já tá na conta e já está aprovado no Conselho”.

Projeto

O projeto prevê uma área edificada de 1766,19 m², com 89 ambientes divididos entre dois pavimentos. A UPA terá capacidade de mais de 17.800 atendimentos mensais.

A UPA 24h é um dos componentes da Política Nacional de Atenção às Urgências do Ministério da Saúde, e integra assim a rede de serviços pré-hospitalares fixos para o atendimento às urgências.

Desse modo, presta atendimento resolutivo e qualificado a pacientes com condições clínicas grave e não grave, além de prestar o primeiro atendimento a casos cirúrgicos e traumáticos, garantindo o encaminhamento dos pacientes que necessitam de tratamento em outras unidades de referência.

Ao Portal Roraima em Tempo, a deputada Helena Lima afirmou que, além da emenda para a UPA 24h, ela já destinou recursos para outras undiade em Boa Vista.

“A construção de uma UPA, viabilizada por emenda parlamentar, representa um grande avanço para a saúde pública de Boa Vista. Trazendo assim mais dignidade para nossa população. Esta é apenas a primeira, mas não será a última. A cada ano de mandato, enviarei recursos para que novas Unidades de Pronto Atendimento sejam construídas na capital. Além disso, destinei R$ 2,5 milhões para a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS). No total, mais de R$ 31 milhões em emendas foram direcionados para a saúde pública de Boa Vista”.

Fonte: Da Redação

Rosi Martins

Recent Posts

Polícia realiza mutirão para atender idosos vítimas de golpes digitais em Roraima

Entre os golpes mais frequentes registrados, está o chamado golpe do falso advogado. Criminosos utilizam…

5 horas ago

Receita Federal libera consulta ao 2º lote da restituição do IR 2026

Estimativa é de R$ 16 bilhões para 9 milhões de restituições

6 horas ago

Brasil terá centro para enfrentamento de emergências em saúde

Objetivo é preparar o país para futuras epidemias e surtos

6 horas ago

Arte Jovem+ realiza Mostra Sesi de Canto e Coral em Boa Vista

Evento acontece na quinta-feira, 25 no Tapiri do Sesi, às 19h30

7 horas ago

HGR pede comparecimento urgente de familiares de paciente desacompanhado

Aníbal José Leal Guzman, de 69 anos, está internado no Bloco A

8 horas ago

IFRR abre vaga para intercâmbio internacional na Argentina

Chamada pública oferece auxílio de R$ 10 mil para participação em programa de intercâmbio acadêmico…

9 horas ago