Projeto-piloto do Samu para ajudar no suporte de ambulâncias entra em fase de execução em Boa Vista

Veículos vão transportar equipes de suporte avançado e reduzir espera em atendimentos considerados críticos

Projeto-piloto do Samu para ajudar no suporte de ambulâncias entra em fase de execução em Boa Vista
Diretor do Samu, Luciano Coutinho no programa Rádio Verdade – Foto: Rosi Martins/Roraima em Tempo

O projeto-piloto Veículo de Intervenção Rápida (VIR), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), já está em execução. O projeto, que iniciou na última sexta-feira (6), pretende dar suporte à ambulâncias em Boa Vista.

O diretor do Samu, Luciano Coutinho, conversou sobre o projeto com o jornalista Bruno Perez, no programa Rádio Verdade, da 93 FM.

Os veículos serão utilizados para o transporte de equipes de suporte avançado com médico, enfermeiro, condutor socorrista e equipamentos.

Conforme Coutinho, o VIR é uma estratégia para dar suporte a ambulâncias e potencializar a resposta do Samu. Dessa forma, eles vão atuar com tempo resposta reduzido para atendimentos considerados críticos.

“A gente sempre está na briga contra a morte. A situação de tempo faz muita diferença, principalmente nas situações de parada cardiorrespiratória e de acidente vascular encefálico, o conhecido AVC. Então, a resposta do suporte avançado nessas situações são fantásticas. A gente tem uma condição de estabilizar esse paciente”, disse o diretor do Samu.

O VIR tem plantões programados e funcionam somente aos finais de semana. Assim, os atendimentos iniciam toda sexta-feira às 18h da noite e segue até segunda-feira às 08h da manhã.

De acordo com Coutinho, o projeto-piloto tem a duração de 90 dias. Portanto, o serviço funcionará até o final de julho, onde realizarão uma avaliação. Ao final, o projeto será encaminhado ao prefeito Arthur Henrique (MDB), que dará prosseguimento junto ao Ministério da Saúde.

Dados

Segundo a Prefeitura de Boa Vista, entre os anos de 2016 a 2021, foram registrados 44.032 acionamentos das ambulâncias, com uma média de 611 ocorrências mensais, uma média de 20 acionamentos de urgência e emergência por dia.

O veículo reforça a assistência de suporte avançado de vida, que hoje conta com uma viatura. Com a implantação do VIR, terá um aumento de 100% da assistência de suporte avançado, refletindo na qualidade da assistência do serviço.

Fonte: Rádio 93 FM

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x