Retorno de secretária para Sesau significa continuidade de problemas

Neste fim de semana pacientes voltaram a reclamar de suspensão de cirurgias no HGR

Retorno de secretária para Sesau significa continuidade de problemas
Cecília Lorezon e Antonio Denarium – Foto: Redes Sociais

Com a saída de Cecília Lorezon da Secretaria de Saúde (Sesau) no início de fevereiro após determinação da Justiça Federal, houve a atualização de dados de mortes de recém-nascidos na maternidade de lona. Assim, o número subiu de 200 para 300.

Há meses que a imprensa vem tentando esses dados, mas a Sesau não repassava. Nem mesmo por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI).

Agora com o retorno de Cecília, a população não terá mais a atualização desses dados e nem a verdade. Até porque, nas redes sociais do Governo e do próprio governador Antonio Denarium (Progressistas), eles fazem parecer que em Roraima a saúde é de primeiro mundo.

Prova disso é a campanha que iniciaram quando a Justiça afastou Cecília. As publicações focavam em número de cirurgias e em solução de problemas.

Mas a realidade é bem diferente disso. Por isso, Cecília tenta esconder e sonega informações à imprensa. Nesta segunda-feira, por exemplo, a equipe de reportagem do Roraima em Tempo já recebeu denúncia de pessoas que reclamam da suspensão das cirurgias.

Sesau é notícia nacional

Na última sexta-feira (16) o governador revogou o decreto de afastamento de Cecília da Sesau. A secretária conseguiu uma liminar na Justiça e, imediatamente Denarium a colocou de volta no cargo.

Entretanto, dois dias depois, a secretária já virou tema de uma super reportagem no Fantástico da Rede Globo. O programa mostrou como funciona o esquema que desvia verbas da saúde por meio de cirurgias ortopédicas no Hospital Geral de Roraima (HGR).

Conforme a investigação do Fantástico, há superfaturamento nos valores dos itens usados nos procedimentos, assim como cirurgias sem necessidade. Assim foi o caso de um paciente que quebrou a perna direita em um acidente e teve as duas pernas operadas.

Além disso, há poucos dias, a saúde de Roraima já tinha passado na tela da Globo no Jornal Nacional que mostrou que a única maternidade com UTI para recém-nascidos funciona sob tendas e lonas.

Fonte: Da Redação

Veja também

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x