Saúde

Roraima confirma caso de meningite e Sesau emite alerta

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) emitiu nesta segunda-feira (2) um comunicado de risco para a meningite. O alerta ocorre após a descoberta de um caso em um menino de nacionalidade venezuelana.

Conforme o documento, a descoberta da doença ocorreu no último dia 29. Nascida no dia 11 de novembro de 2021, a criança tem apenas cinco meses e é residente de um abrigo de Boa Vista.

Conforme a Sesau, familiares da criança (pai, mãe e irmãos) vieram da região de garimpo de El Dorado, uma pequena cidade do leste da Venezuela. Eles entraram no Brasil no dia 5 de abril, ficando por um período de 15 dias no abrigo de Pacaraima. A vinda deles para a capital roraimense ocorreu no dia 18 do mesmo mês.

O alerta também ressalta que os primeiros sintomas (febre, rigidez na nuca, dificuldade de flexionar os joelhos, bem como dor abdominal) da criança vieram a se manifestar no dia 21. Mas a internação da mesma no Hospital da Criança Santo Antônio, só veio a ocorrer no dia 25. O paciente segue sendo monitorado na UTI da unidade.

Risco de contágio e importância da imunização

A meningite tem como principal característica a inflamação das meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro. A doença pode acometer tanto as crianças quanto os adultos. Se não imunizada, a pessoa pode ter graves sequelas, e até mesmo, evoluir ao óbito.

Segundo a Coordenação Geral de Vigilância em Saúde (CGVS), a criança possuía apenas a primeira dose da vacina contra a Hepatite B. Sendo do mesmo modo para a Pneumocócica 10 V, a VIP e a Covid-19. Contudo, a criança não havia recebido a vacina da Meningo C no período certo (3º e 5º mês de idade).

“Ela [a criança] está internada, passando por tratamento, sendo monitorada e observada. E toda a parte epidemiológica, que nesse caso é a busca ativa, também é feito uso de medicação para as pessoas que tiveram contato com esse paciente e todas as ações [de monitoramento] já foram executadas através da equipe da Vigilância Municipal”, salientou Valdirene Oliveira, coordenadora da CGVS.

Fonte: Da Redação

Rosi Martins

Recent Posts

Inscrições na residência em Medicina Veterinária seguem até 2 de fevereiro

Vagas são distribuídas nos seis programas de residência

8 horas ago

Empretec abre inscrições em Boa Vista para nova turma de desenvolvimento empreendedor

Seminário é voltado para quem deseja empreender, já possui negócio ou busca melhorar a gestão

9 horas ago

É falso que beneficiários do Bolsa Família serão impedidos de sacar em dinheiro

Serviço de checagem Senado Verifica alerta para boato sobre mudanças no programa Bolsa Família

10 horas ago

Casos de síndrome respiratória grave estão em queda em quase todo país

Segundo Fiocruz, Região Norte ainda tem aumento de casos de influenza

11 horas ago

Prefeitura de Bonfim rescinde contrato milionário com construtora após investigação do TCE-RR

Contrato foi firmado com a empresa Prosolo no valor de R$ 16,4 milhões para serviços…

12 horas ago

Prefeitura entrega escola no bairro Araceli, com oferta de 840 novas vagas

Nova fase da educação municipal inclui mais unidades de ensino, mais vagas e transporte modernizado

12 horas ago