Roraima é o estado que menos vacinou os moradores com as duas doses ou a dose única contra a Covid-19. A informação é da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), coletada entre os dias 12 e 25 de setembro.
Conforme o documento, a cobertura vacinal do estado chegou a 20,76%, ou seja, a menor no ranking dos estados. Em seguida está o Amapá com 22,23%.
Esse índice precisa estar em 85% para diminuir a transmissão do vírus. Atualmente, o país tem 41,6% do esquema de vacinação completo.
Com relação à primeira dose, Roraima também apresenta o segundo menor índice de vacinados, com apenas 49,50%.
A Fiocruz já havia alertado para a baixa procura pela vacinação no estado. No dia 14 de setembro, 18,9% da população estava vacinada com a segunda dose ou dose única, de acordo com a Fundação.
Além disso, entre os 27 estados, Rio Grande do Norte e Roraima têm baixo percentual de repasses de vacinas para as prefeituras.
“O planejamento, a comunicação e a informação são aspectos fundamentais e constituem estratégia para alcançar a meta nacional, que pode garantir, no menor tempo possível, proteção para toda a população”, diz a Fiocruz.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Roraima já recebeu 805.873 doses de vacina contra o vírus. Deste total, apenas 605.414 foram enviadas aos municípios.
Ontem (4), Roraima chegou a 126.238 casos confirmados da doença, enquanto o número de mortes é de 2.003.
Por Redação
De acordo com a Receita Federal, cerca de 220 mil contribuintes receberão R$ 558,8 milhões
Denunciante pede ajuda das autoridades para verificar situação
Suspeito tentou fugir para Bonfim. Prisão aconteceu nesta quinta-feira, 21
Crime ocorreu em 2019, quando a vítima estava sozinha com o tio. Ele ainda tentou…
Foram mais de 4 mil alvarás de construção emitidos, o que rendeu à capital como…
Paciente que procurou a reportagem disse que precisa fazer um procedimento, mas que exames estão…