Roraima tem a menor cobertura vacinal do país, indica Fiocruz

Cobertura chegou a 20,76% até 25 de setembro, ou seja, a menor no ranking dos estados

Roraima tem a menor cobertura vacinal do país, indica Fiocruz
Roraima tem a menor cobertura vacinal do país – Foto: Divulgação/UERJ

Roraima é o estado que menos vacinou os moradores com as duas doses ou a dose única contra a Covid-19. A informação é da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), coletada entre os dias 12 e 25 de setembro.

Conforme o documento, a cobertura vacinal do estado chegou a 20,76%, ou seja, a menor no ranking dos estados. Em seguida está o Amapá com 22,23%.

Esse índice precisa estar em 85% para diminuir a transmissão do vírus. Atualmente, o país tem 41,6% do esquema de vacinação completo.

Com relação à primeira dose, Roraima também apresenta o segundo menor índice de vacinados, com apenas 49,50%.

A Fiocruz já havia alertado para a baixa procura pela vacinação no estado. No dia 14 de setembro, 18,9% da população estava vacinada com a segunda dose ou dose única, de acordo com a Fundação.

Doses para Roraima

Além disso, entre os 27 estados, Rio Grande do Norte e Roraima têm baixo percentual de repasses de vacinas para as prefeituras.

“O planejamento, a comunicação e a informação são aspectos fundamentais e constituem estratégia para alcançar a meta nacional, que pode garantir, no menor tempo possível, proteção para toda a população”, diz a Fiocruz.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Roraima já recebeu 805.873 doses de vacina contra o vírus. Deste total, apenas 605.414 foram enviadas aos municípios.  

Ontem (4), Roraima chegou a 126.238 casos confirmados da doença, enquanto o número de mortes é de 2.003.

Por Redação

Veja também

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x