Saúde

Roraima vai receber cinco equipes especializadas em cuidados paliativos

O Governo Federal vai enviar para Roraima cinco equipes especializadas em cuidados paliativos através do Ministério da Saúde (MS).

Com um foco no alívio da dor, controle de sintomas e suporte emocional, a pasta deve habilitar 1,3 mil equipes especializadas por meio da Política Nacional de Cuidados Paliativos. Conforme o MS, o objetivo é melhorar a qualidade de vida dos pacientes e proporcionar apoio aos familiares e cuidadores.

Do total de equipes, a estimativa é que a estratégia seja composta por 485 equipes matriciais (fazendo a gestão dos casos), assim como 836 equipes assistenciais (prestando a assistência propriamente dita), ambas formadas por médicos, enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos.

Desse modo, em Roraima, serão duas equipes matriciais e três assistenciais. Além disso, terá a criação de equipes com pediatria.

Os gestores locais terão autonomia para incorporar outros profissionais de saúde, como fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, dentistas, farmacêuticos, fonoaudiólogos e nutricionistas. Com isso, após habilitação de todas as equipes, o investimento previsto é de R$ 887 milhões por ano. 

Política visa aumentar os atendimentos

A política, inédita no país, vai permitir uma assistência mais humanizada. Antes, com atendimento limitado, escassez de profissionais com formação paliativa e barreiras culturais, os serviços estavam concentrados nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste, com consequente ausência nas regiões Norte e Nordeste. Agora, três eixos vão guiar os cuidados paliativos no serviço público de saúde: 

  • Criação de equipes multiprofissionais para disseminar práticas às demais equipes da rede;
  • Promoção de informação qualificada e educação em cuidados paliativos;
  • Garantia do acesso a medicamentos e insumos necessários a quem está em cuidados paliativos.

Será composta uma equipe matricial para cada fração de território com 500 mil habitantes de uma mesma macrorregião de saúde. E uma equipe assistencial para cada 400 leitos do SUS habilitados. Além disso, caberá aos estados solicitarem equipes matriciais e aos municípios equipes assistenciais. Essas equipes poderão estar sediadas em hospitais, ambulatórios, bem como junto a serviços de atenção domiciliar ou de atenção primária.  

As equipes vão atuar em diferentes locais da rede de saúde, incluindo o atendimento domiciliar. Seu papel será auxiliar e ensinar outras equipes que tenham sob seus cuidados pessoas com necessidades de cuidados paliativos a prestarem esse tipo de cuidado de forma eficaz e humanizada.

A Política Nacional de Cuidados Paliativos é fruto da mobilização popular e de especialistas. A ação chega para aprimorar serviços já ofertados no SUS em hospitais gerais e especializados, centros de atenção oncológica e outros.  

Mais Acesso a Especialistas

A Política Nacional de Cuidados Paliativos (PNCP) se articula as ações do Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE) com objetivo de ampliar e qualificar o cuidado e o acesso à Atenção Especializada em Saúde – AES de pacientes e famílias que enfrentam problemas associados a doenças que ameaçam a vida, prevenindo e aliviando o sofrimento por meio da identificação precoce, avaliação correta e tratamento da dor e de outros problemas de saúde.

O ponto de partida é a necessidade de tornar o acesso do paciente aos exames especializados e às consultas o mais rápido possível e com menos burocracia, a partir do encaminhamento realizado pela Equipe de Saúde da Família – ESF

Fonte: Da Redação

Ian Vitor Freitas

Recent Posts

São Raimundo enfrenta o Trem nessa segunda-feira, 8, pela Série D do Brasileirão

Partida vai ocorrer no 'Zerão' em Macapá a partir das 16h no horário de Brasília;…

14 horas ago

Roraima recebe cinco novas ambulâncias do Governo Federal

Em quatro anos, cobertura nacional do serviço de urgência vai passar de 87,3% para 90,4%…

15 horas ago

Aniversário de Boa Vista: confira a programação desta segunda-feira, 8

Dia vai contar com corridinhas baby, kids e pets na Vila Olímpica Roberto Marinho e…

16 horas ago

De 1980 para 2024: alunos encantam o público com adaptação do clássico balé ‘A Bela Adormecida’, em Boa Vista

Espetáculo no Teatro Municipal faz parte das comemorações do aniversário da capital. No palco, 18…

18 horas ago

Lei institui 19 de novembro como Dia do Rei Pelé

Nessa data, o maior camisa 10 da história marcou seu milésimo gol

19 horas ago

Brasileiros mudam estratégia e optam pelo cartão de crédito em vez de empréstimos pessoais, revela pesquisa

Cartão de crédito assumiu a liderança entre as modalidades mais desejadas pelos consumidores

20 horas ago