RR segue em alerta crítico na taxa de ocupação de leitos de UTI Covid

Dados do observatório da Fiocruz foram divulgados nessa sexta-feira (03)

RR segue em alerta crítico na taxa de ocupação de leitos de UTI Covid
Segundo a Fiocruz, Roraima é o único estado do país com taxa de ocupação de leitos de UTI Covid-19 acima de 80% – Divulgação/Ascom Sesau

Roraima segue, desde o dia 23 de agosto, como único estado do país em alerta crítico na taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para Covid-19.

A informação consta no Boletim Observatório Covid da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado nessa sexta-feira (03).

Os dados do estudo são referentes à semana de 15 a 28 de agosto, quando Roraima estava com 82% de ocupação de leitos de UTI Covid.

Nesse sentido, o estado alcançou a maior taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para Covid-19 do país.

Conforme o estudo, atualmente Roraima é a única unidade da federação com taxa de ocupação de leitos de UTI Covid-19 acima de 80%.

Segundo o documento, a elevação da taxa de ocupação se deve ao fechamento de 24 leitos feito pelo Governo no Hospital Geral de Roraima (HGR).

“Roraima é o único estado com taxa superior a 80%, sendo um caso muito específico, como já vem sendo informado em boletins anteriores. Há somente 50 leitos disponíveis em um hospital de Boa Vista, dos quais 41 (82%) estavam ocupados no dia da obtenção do dado”, ressalta a fundação.

Redução de leitos

Até 21 de maio deste ano, o HGR tinha 90 leitos de terapia intensiva. No dia seguinte, a secretaria fechou 36 deles.

O Roraima em Tempo mostrou que, depois disso, a unidade enfrentava uma superlotação. Contudo, denúncias enviadas à redação mostravam a existência de leitos sem utilização na unidade.

Em seguida, o então secretário Airton Cascavel anunciou o funcionamento de mais 20 leitos. Com isso, no dia 8 de julho, o total subiu para 74, mas não durou um mês.

No dia 6 de agosto, 24 leitos foram fechados no HGR. A Sesau disse que a medida se deve à diminuição de casos graves de Covid-19.

Covid em Roraima

Conforme dados da Sesau, até esta sexta-feira (3), Roraima confirmou 124.293 infectados e 1.956 óbitos em decorrência do novo coronavírus desde o início da pandemia, em março de 2020.

Por Bryan Araújo

Veja também

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x