Saúde

Servidora da Maternidade de RR relata falta de vagas em blocos e alimentação para pacientes e acompanhantes: ‘está um caos’

Uma servidora da Maternidade Nossa Senhora de Nazareth entrou em contato com o Roraima em Tempo neste sábado, 28, para relatar falta de vagas em blocos da unidade e alimentação para várias pacientes e acompanhantes no local.

A denunciante enviou o print de uma mensagem enviada a servidores na manhã de hoje, que diz que havia 22 pacientes na emergência aguardando vaga nos blocos. “A situação está insustentável”, ressalta o texto.

A mensagem também destaca falta de suporte para soro, cadeiras e alimentação para pacientes e acompanhante.

“Desde que começou lá está um caos. Não tem vaga para as mulheres. As mulheres ficam em pé esperando desocupar cadeira. Esse aviso foi hoje, mandaram hoje de manhã”, relatou a servidora, que preferiu não se identificar.

O Roraima em Tempo entrou em contato com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) para esclarecimento e aguarda retorno.

Ainda hoje, a reportagem recebeu um vídeo que mostra várias pacientes da recém-inaugurada Maternidade Nossa Senhora de Nazareth em cadeiras reclináveis em vez de leitos. Os acompanhantes, por sua vez, aparecem deitados ou sentados no chão da unidade. A mulher que registrou a situação nesta sexta-feira, 27, afirma que uma das pacientes possui pré-eclâmpsia e diabetes gestacional.

Problemas na ‘nova’ maternidade

Desde a sua inauguração, no dia 6 de setembro, a unidade vem sendo alvo de várias denúncias, que incluem suposta negligência, demora na realização de cesárea, falta de água, energia, oxigênio e cadeira para acompanhantes. Veja:

No dia 19 de setembro, o Conselho Estadual de Saúde fez uma visita ao local e constatou uma série de irregularidades, como falta de medicamentos e acessibilidade e aparelhos ainda sem funcionamento. O relatório completo com todas as informações ainda será elaborado e entregue à Sesau.

O Ministério Público de Roraima já está ciente das denúncias de falta de estrutura na maternidade, entregue às pressas pelo Governo do Estado. O órgão fiscalizador enviou uma nota ao jornalismo da Rádio 93FM e disse que vai solicitar informações da Direção da unidade.

Licitação

Apenas uma semana antes da inauguração do prédio reformado, o Governo de Roraima abriu licitação estimada em R$ 60,4 milhões para a compra de móveis hospitalares para atender unidades de saúde da capital e do interior, incluindo a Maternidade Nossa Senhora de Nazareth. Para o local, a Sesau pretende adquirir cerca de 3,5 mil itens, que incluem 250 poltronas para acompanhantes.

Atraso na entrega da obra da maternidade

A obra da Maternidade Nossa Senhora de Nazareth, foi inaugurada após três anos de atraso. O governador Antonio Denarium havia dito que a situação duraria apenas cinco meses.

O local entrou em reforma em 2021, por isso, a Secretaria de Saúde transferiu, no dia 5 de junho do mesmo ano, as pacientes do prédio da unidade para uma estrutura improvisada, no bairro 13 de Setembro, zona Oeste da capital.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Governo cria grupo de trabalho para evitar uso do Bolsa Família com apostas online

Nota técnica elaborada pelo Banco Central (BC) mostrou que os beneficiários do auxílio gastaram R$…

1 hora ago

Comerciante é preso no Amazonas suspeito de estuprar duas crianças de 6 e 9 anos que atraiu com bombons em Rorainópolis

Testemunhas presenciaram o acusado chamando crianças para dentro de sua casa ofertando bombons

2 horas ago

Na maternidade reformada: pacientes ficam em cadeiras após o parto e acompanhantes dormem no chão; veja vídeo

Maternidade foi inaugitada às pressas em campanha eleitoral, antes mesmo da compra dos móveis

5 horas ago

Mulheres ganham 18,7% a menos que homens em Roraima, aponta relatório

Documento reúne informações de 88 empresas roraimenses com 100 ou mais funcionários

6 horas ago

Morre candidato a prefeito de Amajari vítima de atentado

Antonio Etelvino Almeida, o Toinho da Aderr, estava internado na UTI do HGR após ter…

7 horas ago

Jalser Renier é condenado a 1 ano e seis meses de prisão por dano qualificado em caso de briga com Teresa Surita em rádio

Ex-deputado deve cumprir a pena em regime semiaberto. Crime aconteceu em outubro de 2018, ou…

8 horas ago