Saúde

Taxa de ocupação de leitos para Covid-19 segue na zona verde em RR, aponta Fiocruz

A taxa de ocupação de leitos para Covid-19 em Roraima está na zona verde de alerta. A informação é do boletim da Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado na última quinta-feira (23).

Conforme o documento, até o dia 20 de dezembro, Roraima tinha 22% dos 49 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ocupados. Dessa forma, o estado segue pela pela 13ª semana consecutiva fora da zona de alerta.

No último dia 23 deste mês, o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) mostrou que a taxa está 10% menor. Com sete pacientes internados nas UTIs do Hospital Geral de Roraima (HGR), a porcentagem caiu para 12%.

Além de Roraima, outros 24 estados seguem na zona verde. Por outro lado, o Pará e o Distrito Federal estão na zona de alerta intermediário, ou seja, na zona amarela de alerta. A porcentagem de ocupação nos estados atingiu 72% e 60% respectivamente.

Covid-19 e “apagão de dados”

No boletim, a Fiocruz também alertou sobre o apagão de dados que atingiu o Ministério da Saúde nas últimas duas semanas. Para a instituição, a falta de informação pode prejudicar a tomada de decisões diante da pandemia.

“Atrasos ou interrupções na divulgação de dados impedem a produção de informações que são vitais para tomadas de decisões baseadas em evidências, resultando em condições semelhantes a situações como dirigir no escuro e sem faróis, ou pilotar um avião sem instrumentos de navegação”, avaliou.

Assim como em outros estados do país, Roraima também sofre instabilidade na divulgação de dados, pois desde o último dia 17 não atualiza as informações vacinais contra a Covid-19.

Porém, nesta semana, a Sesau anunciou que deve divulgar os dados atualizados no dia 27 de dezembro.

“Vale lembrar que isto ocorre ainda em um cenário de surgimento de uma nova variante de preocupação, a Ômicron, e a iminência de sua transmissão por todo o território nacional”, destacou a Fiocruz.

Vacinação em crianças

Ainda de acordo com o documento, a vacinação contra a Covid-19 em crianças é outro desafio no cenário. A Fiocruz avalia que há uma “processo de politização das medidas de enfrentamento da pandemia”.

Conforme a instituição, o quadro pode ser visto através dos ataques a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que recentemente anunciou a autorização de vacinas para crianças de 5 a 11 anos.

“Para enfrentar uma doença de caráter global é preciso que as medidas de proteção se estendam a todas as pessoas, em todos os países. Por isso, além de todos os adultos vacinados, precisamos que as crianças também sejam vacinadas, de modo a permitir uma convivência mais segura, em especial nas escolas”, aconselhou.

Para demonstrar a importância da vacinação em crianças, a Fiocruz mostrou que, conforme dados da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização da Covid-19, cerca de 301 crianças morreram pela doença desde o início da pandemia.

Em Roraima, de acordo com dados do último boletim da Sesau, sete crianças de cinco a nove anos morreram por Covid-19.

Fonte: Da Redação

Samantha Rufino

Recent Posts

IEL-RR oferta vagas para programa de Bolsa de Inovação Tecnológica; inscrições seguem até 24 de maio

Bolsas chegam ao valor de R$ 1 mil. Programa está na sua 13º edição e…

10 horas ago

Roraima tem maior taxa de morte por intervenção policial do Brasil

Dados são do Mapa de Segurança Pública publicado neste ano; índice aumentou 225% entre os…

14 horas ago

Vacina contra a dengue usada no Brasil é pré-qualificada pela OMS

Este é o segundo imunizante que combate a doença pré-qualificado pela entidade

16 horas ago

Vila Olímpica de Boa Vista recebe etapa do ‘Meeting Paralímpico Loterias Caixa’

Mais de 100 competidores participaram do evento, nas modalidades de atletismo, natação e tiro com…

18 horas ago

Tabagismo responde por 80% das mortes por câncer de pulmão no Brasil

Estudo foi divulgado pela Fundação do Câncer, na Suíça

19 horas ago

Homem morre afogado no rio Branco ao tentar alcançar barco, em Boa Vista

Vítima de 35 anos morreu na região do Balneário Cat, após desaparecer na água; caso…

19 horas ago