TCE-RR determina auditoria em licitação que contratou empresa que fornece alimentação aos hospitais do Governo

Empresa MeiaDia Refeições já respondia um processo administrativo pela má qualidade do serviço quando foi novamente contratada pela Sesau

TCE-RR determina auditoria em licitação que contratou empresa que fornece alimentação aos hospitais do Governo
Paciente enviou foto da marmita que mostra a mosca no alimento fornecido pela empresa – Foto: Arquivo pessoal

O Tribunal de Contas de Roraima (TCE-RR) determinou uma inspeção para analisar a legalidade na participação da empresa MeioDia Refeições no processo licitatório da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

O Governo de Roraima contratou a empresa, pelo valor de R$ 35 milhões, para serviços de preparo, distribuição e transporte de alimentação para os hospitais do Estado.

A firma tem sido alvo constantes de denúncias em razão da má qualidade do serviço. Veja algumas reportagens do Roraima em Tempo sobre o assunto:

O relator, conselheiro Bismarck Dias de Azevedo, tomou conhecimento das denúncias e então confirmou as restrições legais da empresa. É que a própria Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) penalizou a MeioDia Refeições durante a gestão do ex-secretário da pasta, Leocádio Vasconcelos.

Ela então foi impedida de participar de qualquer processo licitatório por dois anos. No entanto, mesmo com a decisão, a firma logrou êxito em dois lotes da licitação em andamento.

Dessa forma, a auditoria vai averiguar indícios de irregularidades na contratação da empresa e no desempenho das funções como prestadora de serviço. O TCE-RR vai analisar todos os documentos já enviados pela Sesau, que informa sobre o fornecimento das refeições de forma irregular.

Entenda

A MeioDia Refeições responde processo administrativo dentro da Sesau após fiscais reprovarem a alimentação que a empresa fornecia a partir de um outro contrato no Hospital Geral de Roraima (HGR), bem como do Hospital das Clínicas.

Por conta dos relatórios emitidos, a própria pasta notificou a empresa pela má qualidade da alimentação por nove vezes.

Dessa forma, os fiscais solicitaram a aplicação de medidas administrativas contra a firma. Assim, em janeiro deste ano, por meio de processo administrativo, após comprovadas irregularidades na qualidade da alimentação fornecida pela firma, o então secretário de Saúde, Leocádio Vasconcelos decidiu aplicar sansões.

Conforme documento, acessado pelo Roraima em Tempo, Vasconcelos determinou a suspensão da empresa para participar de licitações, assim como o impedimento de contratar com a Sesau por dois anos.

Além disso, ele também determinou o descredenciamento da MeioDia no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf) do Ministério da Economia.

Prevaricação sobre PAD contra a empresa

Dois meses depois disso, a Procuradoria Geral do Estado (PGE) emitiu parecer favorável à aplicação de penalidade. Desse modo, no dia 29 de março do ano passado, tramitou o processo para a Casa Civil.

A partir disso, ficou faltando apenas a assinatura do governador Antonio Denarium (PP) para, enfim, aplicar a penalidade à empresa.

Contudo, até agosto do ano passado, a empresa seguia credenciada no Sicaf do Ministério da Economia e ainda venceu a licitação na Sesau.

Novo contrato para alimentação

Enquanto a Sesau tramitava o processo administrativo contra a empresa, uma nova licitação ocorria na Pasta para a contratação dos mesmos serviços.

Desse modo, enquanto o governador não assinava as medidas administrativas contra a firma, ela concorria novamente no referido processo para continuar fornecendo alimentação aos pacientes.

Por fim, em 5 de agosto 2022, a MeioDia Refeições Industriais venceu a licitação.

Citada

Por meio de nota, a empresa MeioDia, negou as denúncias. E disse ainda que não há relatos de surto alimentar. Ou então que eles foram provocados em razão da alimentação preparada por comida que a empresa fornece. Por fim, ela disse também que foi a responsável por fornecer mais de 5 milhões de alimentações distribuídas à Sesau.

Fonte: Da Redação

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x