Roraima registrou 4.266 casos de violência psicológica contra a mulher em 2025, segundo o Anuário Brasileiro da Segurança Pública 2026. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira, 23, pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).
O número corresponde a uma taxa de 1.173,5 ocorrências por 100 mil habitantes, 21,1 vezes maior que a média nacional, de 55,6.
🔍 Pela Lei Maria da Penha, violência psicológica é qualquer conduta que cause dano emocional e diminuição da autoestima, que prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento ou que vise desagradar ou controlar ações, comportamentos, crenças e decisões, mediante ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, etc.
Apesar de o estado ter apresentado uma leve redução no registro de casos dessa natureza (27,6%) em comparação a 2024, a estatística ainda preocupa por indicar que esse tipo de violência continua afetando um número expressivo de mulheres.
Esse é o quinto ano consecutivo que Roraima lidera o ranking de estados com a maior taxa de violência psicológica contra essa população.
O crime de stalking (ou perseguição) contra mulheres também apresentou o número elevado de registros em Roraima em 2025. Foram 490 ocorrências em número absolutos, uma média de 134,8 por 100 mil habitantes. Os casos desta categoria também sofreram uma queda de 20,6% em relação ao ano anterior, quando houve o registro de 599 ocorrências.
Fonte: Da Redação

