Sem categoria

Enem pode ser dividido por área a partir de 2024

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) devem passar por mudança a partir de 2024.

Primeiramente as questões, que sempre foram de múltipla escolha, podem se tornar dissertativas. A outra é que a prova pode ter uma etapa de conhecimentos gerais e outra específica para a área profissional do candidato.

O Conselho Nacional de Educação (CNE) recebeu a proposta no início dessa semana para votação em dezembro. Antes, ela estará em consulta pública.

O novo formato é para se adequar ao novo Ensino Médio, que valerá a partir de 2022. Nele, os alunos terão mais flexibilidade para a escolha de parte do currículo, de acordo com a carreira que pretendem seguir.

Dessa forma, a segunda etapa do Enem pode ter a seguinte divisão:

  • Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM), classificando alunos para cursos das Engenharias, Química, Computação, entre outros;
  • Ciências Sociais Aplicadas, para cursos de Economia, Administração, Direito;
  • Humanidades, Linguagens e Artes, para cursos de Filosofia, História, Pedagogia, entre outros;
  • Ciências Biológicas e Saúde, para cursos de Medicina, Enfermagem, Meio Ambiente, entre outros.

Novo Enem se inspira em países desenvolvidos

Logo após o CNE aprovar o modelo, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) vai elaborar o exame conforme as regras.

De acordo com a ex-presidente do CNE, Maria Helena Guimarães de Castro, “o MEC precisa se preparar, contratar consultores, fazer investimento em dinheiro e técnico para ter um novo banco de itens (perguntas da prova)”.

Maria Helena ouviu secretarias, entidades, universidades e analisou um estudo de experiências internacionais feito pela consultoria Vozes da Educação com apoio do Itaú Educação e Trabalho.

Conforme apuração, o Conselho constatou que muitos dos países analisados têm uma prova geral e outra com escolha dos estudantes.

A maioria tem questões discursivas e algumas orais, como na França e no Reino Unido. Por outro lado, a China e Alemanha descentralizam a organização do exame, apesar dele ser nacional.

*Com informações do Estadão

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Nayra Wladimila

Recent Posts

Operação Narke: Polícia Civil incinera drogas apreendidas em Roraima

Entre os materiais destruídos estavam cerca de 55 quilos de skunk, 19,5 quilos de cocaína,…

7 horas ago

IFRR oferece 18 vagas em cursos superiores pelo Sisu

As vagas estão distribuídas entre as graduações de Licenciatura em Educação Física e Tecnologia em…

7 horas ago

Urnas eletrônicas chegam a regiões remotas de Roraima para eleição suplementar

Ao todo, 1,4 mil urnas eletrônicas serão utilizadas na eleição suplementar. TRE-RR adaptou logística por…

7 horas ago

‘Supernova’: Sebrae abre inscrições para programa que impulsiona o fomento e inovação tecnológica de empresas

Inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 10 de agosto por meio da…

8 horas ago

Escolas estaduais de Boa Vista recebem totens inteligentes e botão de emergência para reforçar segurança de alunos e professores

Programa utiliza tecnologia e monitoramento em tempo real para ampliar a proteção da comunidade escolar

9 horas ago

Senado: Comissão aprova projeto que veta obrigatoriedade da vacina contra a covid-19

Parecer favorável da Comissão de Direitos Humanos transforma sugestão legislativa em projeto de lei. Texto…

9 horas ago