A equipe I, Robot, do Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI), da prefeitura de Boa Vista apresentou o projeto ‘Zaila’ de transporte de vacinas no ‘Torneio SESI de Robótica FLL – First LEGO League 2022‘. O torneio iniciou nessa sexta-feira (22) e seguiu este sábado (23) em Manaus (AM).
Ao todo, 21 equipes disputam vagas para a etapa nacional, prevista para o mês de maio. No primeiro dia do evento a ‘I, Robot’ apresentou aos jurados, o projeto de inovação escolhido para disputar o torneio.
Ele consiste na otimização da logística de transporte de vacinas para locais de difícil acesso, como por exemplo comunidades indígenas isoladas. O projeto ‘Zaila’ é em homenagem a uma criança indígena que os membros da ‘I, Robot’ conheceram em uma visita de campo à Comunidade Indígena Vista Alegre.
Além do projeto, a sessão de avaliação incluiu a apresentação do design do robô e do ‘core value’, voltado para os valores, sintonia e trabalho em equipe.
“Participar de um torneio desse porte garante a eles a oportunidade de intercâmbio com outras equipes, favorecendo novas experiências que contribuem, de forma efetiva, para o crescimento pessoal e desenvolvimento intelectual. Além, claro de fortalecer a cumplicidade e sintonia da equipe”, disse o professor do CCTI, Wilker Júnior.
Torneio
A programação do torneio garante aos participantes oportunidades de treino. Além disso, tem três ‘rounds oficiais’, momento em que o grupo leva para mesa o robô para cumprir missões estabelecidas na competição. Em cada um desses round’s, a equipe pontua. Porém, vale somente a maior pontuação obtida durante os dias de disputa.
Giulia Amaral é a mais nova da equipe e participa pela primeira vez da competição. Ela falou sobre as suas impressões neste primeiro dia de disputas. “Estou achando uma experiência incrível e divertida. Principalmente a parte de conhecer novas equipes, trocar experiências e ter a oportunidade de aprender mais”, disse.
Por outro lado, o capitão da equipe, Luciano Sampaio, participa do torneio desde 2017. Ele falou da emoção de estar em mais uma competição. “Foi muito satisfatório este primeiro momento. A expectativa para o último dia de competição é treinar bastante e darmos o nosso melhor, subir de colocação e garantirmos uma vaga na etapa nacional”, falou.
Projeto Zaila
Os membros da equipe construíram um protótipo de ‘câmara refrigerada’, alimentada por energia solar, com auxílio de um painel. A caixa térmica possui um cooler e um sistema automático de refrigeração. Isso permite que o interior da caixa atinja a temperatura de 6 graus e mantenha as vacinas conservadas.
O projeto foi escolhido com base no tema “Cargo Connect” da etapa regional deste ano. Ele remete a necessidade de iniciativas inovadoras para companhias de diversos segmentos de transporte, seja aéreo, rodoviário ou fluvial, que precisaram se adequar e impulsionar a alta demanda de entregas durante a pandemia.
Fonte: Da Redação