A candidata ao Governo do Estado, Teresa Surita (MDB) se manifestou sobre a fake news que a acusa de maus tratos de animais, veiculada pela coligação de Antonio Denarium (PP).
Em uma montagem, a coligação do atual governador e candidato à reeleição, imputa à ex-prefeita, o crime de execução de animais. No vídeo, é possível ver animais mortos e amarrados.
O maketing de Denarium retirou as imagens de reportagens de outros estados. Entre eles Pernambuco, bem como Santa Catarina. As imagens são fortes e seguem sendo exibidas repetidamente ao longo do dia.
Em vídeo, Teresa Surita disse que Denarium desconhece o limite que define o que é honesto e o que não é.
“O atual governador desconhece esse limite. Quando utiliza imagens de maus tratos contra animais que ocorreram em outros estados e tenta enganar a você ao mesma acusar, mostra o seu lado mais perverso”.
Em seguida, a candidata questiona e leva as pessoas a refletirem os motivos pelos quais ele age de forma agressiva no pleito eleitoral.
“É preciso parar e pensar no que motiva tanto esse homem a permanecer no poder. O que de tão importante vê na cadeira de governador, a ponto da mentir e acusar a mim todos os dias”.
Por fim, firme e segura em sua manifestação, Teresa encerra o vídeo: “Esse mundo de mentiras, ameaças, corrupção precisa ter fim. E as urnas darão o seu recado no dia 2 de outubro”.
Oficial
Logo após a publicação agressiva, a Prefeitura de Boa Vista emitiu nota. Assim o município afirmou que são falsas as notícias de que o município estaria realizando eutanásia e matança de animais indiscriminadamente na Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses.
Disse ainda que os profissionais do Centro atuam com responsabilidade e cidadania, respeitando todos os protocolos de atendimento e sempre que possível preservando a vida animal.
Por outro lado, a prefeitura destacou um programa que criou sobre castração de animais.
“O cuidado com os animais sempre foi prioridade na gestão. Para isso implantou o Programa de Castração e Chipagem União pelos Animais, que beneficia tanto as ONGS, como a população que não tem condições de pagar pelos serviços. Recentemente o programa foi estendido também à população de forma geral. Trata-se de um projeto de forte aprovação da população de Boa Vista, que sempre elogia este trabalho em nossas redes sociais”, diz a nota.
Por fim, o Executivo municipal repudiou “qualquer tipo de tentativa de relação política com o trabalho de profissionais sérios, provocando descredibilidade do serviço que vem sendo reforçado e melhorado diariamente”.
Contradição
Com a fake news sobre maus tratos de animais, Denarium demonstra contradição. Pois em junho recebeu duras críticas ao publicar foto ao lado de um pit bull com a orelha cortada.
“Governador, esse animal aí é novo e está com as orelhas operadas… cirurgia estética de cães no Brasil é proibida e considerada crime já faz alguns anos, entra na lei dos maus-tratos”, escreveu uma internauta.
A publicação na página do governador ocorreu após Teresa usar a metáfora de “matar um leão por dia” para fazer uma brincadeira de forma regional com os animais da Amazônia.
Contudo, dezenas de pessoas o criticaram devido às orelhas do animal cortadas. O que configura maus tratos de animais. Dessa forma, após a ampla manifestação a assessoria apagou o post.
Fonte: Da Redação