Índice de famílias endividadas em RR é o maior em cinco anos

De acordo com pesquisa, 86% das famílias de RR possuem algum tipo de dívida

Índice de famílias endividadas em RR é o maior em cinco anos
Legenda: Cartão de crédito é o principal tipo de dívida – Foto: Divulgação

O índice de famílias endividadas em Roraima no mês de julho é o maior em cinco anos. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) divulgou a informação nesta quarta-feira (11).

Conforme a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência dos Consumidores (Peic) da CNC, 86% das famílias roraimenses possuíam algum tipo de dívida no mês de julho.

O resultado apresentado fica abaixo apenas do registrado em janeiro de 2016, que foi de 86,6%.

Em comparação com o mês de junho, houve um aumento de 1,2% no número de endividados. Em contrapartida, em relação ao mesmo período do ano passado a elevação foi de 40,2%.

Além disso, as dívidas comprometem em torno de 29,3% da renda das famílias roraimenses e devem se estender, em média, por até sete meses.

Ainda segundo o estudo, 34% das famílias roraimenses estão com contas em atraso. O índice apresentou o terceiro aumento mensal seguido. Os dados apontam alta de 4,2% em relação a junho.

Os índices que apresentaram melhores números foram os referentes às famílias que declararam não ter condições de pagar as dívidas, que aumentou apenas 5,2%, menor crescimento desde fevereiro de 2020.

Tipo de dívida

De acordo com a pesquisa, o cartão de crédito é o principal tipo de dívida dos roraimenses, o equivalente a 61% das famílias do estado. Em seguida, aparecem as dívidas com carnês de lojas, totalizando 55,2%.

Sobre a pesquisa

A CNC faz mensalmente, desde janeiro de 2010, a Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic). Os dados são coletados em todas as capitais dos Estados, bem como no Distrito Federal.

Fonte: Da Redação

Veja também

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x